F1
|
15 de dezembro de 2024 12:54

F1: Chefes de equipe tranquilos em relação à possível vantagem da Cadillac em 2026

Os chefes de equipe da Fórmula 1, James Vowles, Mike Krack e Laurent Mekies, não estão preocupados com nenhuma vantagem percebida que a Cadillac possa desfrutar antes da temporada 2026.

A F1 aceitou uma oferta da General Motors e seu parceiro TWG Global (que assumiu o projeto Andretti F1) para levar a Cadillac ao grid da F1 a partir de 2026.

Sob a direção do ex-proprietário majoritário Michael Andretti, o projeto rebatizado como Cadillac F1, já havia se instalado em Silverstone, iniciado uma campanha de recrutamento de funcionários e iniciado o trabalho em um protótipo de carro para 2026.

Com isso em mente e o fato de a Cadillac continuar a não estar vinculada aos regulamentos no momento presente, Vowles, Krack e Mekies foram questionados na coletiva de imprensa dos representantes das equipes no GP do Catar se estavam preocupados com uma possível vantagem inicial para a Cadillac antes da introdução das regras de 2026.

“Eles não deveriam, e eu não acredito que o façam, ter um conjunto de regulamentos. A) porque as regras de 2026 não estão finalizadas e precisam ser ratificadas”, afirmou o chefe da equipe Williams, Vowles.

“Portanto, na última comissão da F1, ainda temos alguns elementos aerodinâmicos pendentes. Após isso, se eles irão entrar em 2026, eles devem estar sujeitos às ATR da FIA e também aos regulamentos do teto de custos em 2025, então há uma vantagem inicial? É potencial este ano, por exemplo, quando eles estão completamente fora de qualquer limite, talvez. Mas acho que é controlado com bastante justiça sob alguns regulamentos da FIA. É para a FIA regulamentar isso no próximo ano”, acrescentou.

Os chefes das equipes Aston Martin e RB, Krack e Mekies, concordaram com Vowles, de que a Cadillac não tem realmente uma vantagem inicial antes da temporada de 2026.

Além disso, Krack sugeriu que a Cadillac está quase em desvantagem, com pouco tempo para construir uma equipe de F1 totalmente funcional com prontidão para disputar contra dez equipes estabelecidas. “Acho que é uma tarefa monumental tentar agora montar uma equipe para 2026 com um conjunto de regulamentos completamente diferente”, disse Krack.

“Portanto, também não há governança em torno do tempo, por assim dizer. Portanto, o que quer que alguém faça antes disso depende dele, da FIA, ou ninguém tem meios de regulá-lo. Mas então eu acho que a partir de 1º de janeiro de 2025, são apenas doze meses para configurar tudo isso e fazer um carro. Acho que é uma grande tarefa. Então, mesmo que houvesse uma pequena vantagem inicial, acho que ela se equilibraria muito rapidamente”, acrescentou.

Mekies concordou com a visão de eventos de Krack, dizendo: “Foi muito bem explicado. Acho que na medida em que você pode considerar 2024 como um espaço onde você poderia ter uma vantagem inicial, quando 1º de janeiro chegar, então tudo estará bem controlado pelos regulamentos e a tarefa ainda é enorme depois disso”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.