A temporada 2025 da Fórmula 1 começa oficialmente com o GP da Austrália, mas nesta semana já vai ser possível ver carros na pista. O motivo é que nos próximos dias 26, 27 e 28 de fevereiro acontecem os testes pré-temporada no Circuito de Lusail, no Bahrein, e a chance de acompanhar um pouco das novidades.
Após o lançamento coletivo que aconteceu na última semana em Londres, na Arena O2, chegou a hora de ver as pinturas na pista. Ao longo de três dias, todos separados por três sessões, as equipes e pilotos poderão dar as primeiras voltas com as máquinas deste ano.
Ao total durante o dia, serão oito horas de atividades – quatro horas na parte da manhã, uma hora de pausa de almoço e mais quatro horas na parte da tarde. Segundo o cronograma divulgado pela F1, os testes começam 4h até 8h, depois retomam 9h às 13h – tudo no horário de Brasília.
Durante os dias de atividades da F1 em Lusail, as equipes irão testar os primeiros componentes dos carros e ver o que funciona, e o que não. Portanto, é esperado ver bastante dos rakes, as grades presas nos chassis, ou o flo-vis, pintura fluorescente para checar o fluxo de ar.
Cada cronograma de cada time é diferente entre si e, portanto, os pilotos irão para a pista com diferentes níveis de combustível, além de grande diferença nos jogos de pneus. Ainda, sem citar as inúmeras possibilidades de ajustes, tudo para colher o máximo de dados antes da abertura do campeonato em Melbourne.
E será possível acompanhar os três dias de pré-temporada ao vivo no BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes. O canal transmitirá, nos dias 26 e 27, ao vivo das 6h às 12h (horário de Brasília). No dia 28, a transmissão ocorrerá das 6h às 7h45, mas os treinos completos estarão disponíveis no Bandplay, das 4h às 13h.