A chuva intensa, acompanhada de granizo, atingiu Interlagos nesta tarde, pouco antes da sessão de qualificação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 de 2024, adicionando uma dose extra de imprevisibilidade à formação do grid de largada. Cerca de uma hora antes do início da classificação, o clima virou rapidamente, com fortes pancadas de chuva e granizo, criando condições desafiadoras para equipes e pilotos.
Essas condições climáticas podem ter impacto direto nas estratégias para a qualificação, já que o circuito molhado e com baixa aderência exige ajustes cuidadosos na configuração dos carros e uma mudança de postura dos pilotos na pista. Equipes agora precisam decidir rapidamente se apostarão em compostos de pneus para pista molhada ou se contarão com uma possível melhora no tempo durante a sessão. Além disso, o asfalto de Interlagos foi recapeado recentemente e existe dúvidas quanto a aderência sob condições molhadas.
Interlagos, com seu clima notoriamente instável, é famoso por cenários dramáticos em corridas anteriores, como em 2016, quando uma tempestade tornou a corrida caótica. Com a pista molhada e imprevisível, a qualificação promete ser intensa e cheia de surpresas, e os fãs podem esperar momentos emocionantes enquanto os pilotos tentam se adaptar e conquistar as melhores posições no grid de largada.
Em 2023, uma forte chuva atingiu a qualificação e deixou a céu completamente escuro em Interlagos. Na ocasião, algumas arquibancadas foram destelhadas.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.