F1
|
3 de novembro de 2022 13:29

F1: Cinco campeões foram coroados em Interlagos. E apenas um venceu corrida do título

A próxima parada do calendário da temporada 2022 da F1 é o GP de São Paulo. A dez dias do início do final de semana, o circuito de Interlagos já foi palco de grandes momentos e seis decisões de título.

A corrida em terras tupiniquins começou na categoria sempre entre as primeiras provas do ano. Foi apenas em 2004 que a disputa brasileira, que chegou a ser disputada também em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi movida para entre as últimas datas.

Com a alteração de sua posição no calendário da F1, naturalmente o circuito localizado na Zona Sul de São Paulo passou a receber algumas decisões de campeonato. Em 2022, entretanto, Max Verstappen já colocou as mãos no caneco no Japão.

A primeira vez que a corrida brasileira viu um piloto se tornar campeão foi em 2005. Naquela prova, após cruzar a linha de chegada na terceira colocação, Fernando Alonso tornou-se o mais novo campeão com a Renault – a corrida foi vencida por Juan Pablo Montoya, a última de sua carreira.

O cenário voltou a se repetir em 2006. Mais uma vez o espanhol era postulante ao título e após Felipe Massa ganhar, primeiro brasileiro no degrau mais alto do pódio desde Ayrton Senna em 1993, e Alonso ser segundo, conseguiu o bicampeonato.

Kimi Räikkönen também conquistou seu único titulo na F1 em terras brasileiras. Na temporada de 2007, tratou de vencer a corrida após largar da terceira colocação para ser coroado naquele ano – inclusive, o último título da Ferrari até o momento.

Talvez a decisão de 2008 seja a mais memorável, e dolorosa, para os fãs brasileiros. Massa chegou a ser campeão por alguns segundos, e até mesmo venceu a corrida, mas quem conseguiu o título da F1 naquele campeonato foi Lewis Hamilton.

No ano da zebra da Brawn, em 2009, a torcida brasileira viu Jenson Button levantar o troféu de campeão em Interlagos. O inglês cruzou a linha de chegada apenas na quinta posição, sequer chegou ao pódio, mas foi resultado suficiente para alcançar a glória.

O último título decidido no circuito do Brasil foi o da temporada 2012. Na largada, Sebastian Vettel foi tocado e caiu para último, escalou o pelotão e recebeu a bandeira quadriculada em sexto, enquanto Alonso, seu principal adversário, foi segundo. A corrida ainda marcou a última vitória de Button na F1.

Das seis decisões, e cinco pilotos, que foram coroados em Interlagos, apenas Räikkönen foi quem conseguiu vencer a prova e ainda levar ao título. Ainda, Jenson, Lewis e Seb sequer aparecer no pódio no dia da coroação.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.