F1: Circuito das Américas recebe multa após invasão de fãs na pista no final do GP dos EUA

Os promotores do GP dos EUA de Fórmula 1 no Circuito das Américas (COTA), foram multados em €500.000 após uma investigação que revelou falhas de segurança no evento. O incidente ocorreu no domingo, logo após a vitória de Charles Leclerc, da Ferrari, quando cerca de 200 fãs invadiram a pista ainda durante a volta de desaceleração dos carros.

É comum que os torcedores tenham acesso à pista após o retorno de todos os carros ao pit lane, permitindo que assistam à cerimônia de pódio de um ponto mais próximo. No entanto, desta vez, um grupo de espectadores violou as regras, pulando uma cerca e passando por baixo de uma barreira de proteção de detritos, antes de invadir a reta principal enquanto os carros ainda estavam completando a volta de desaceleração.

De acordo com os comissários da FIA, ‘Um grande grupo de espectadores, estimado em aproximadamente 200 pessoas, na arquibancada ao lado da reta dos boxes, escalou uma pequena cerca e desceu cerca de dois metros até o chão entre a arquibancada e a barreira de detritos. Em seguida, passaram por baixo da barreira e escalaram o muro de aproximadamente um metro de altura antes de acessar a reta principal’.

Essa invasão ocorreu enquanto os carros ainda estavam na pista, o que representou uma violação do artigo 12.2.1.h do Código Desportivo Internacional da FIA, que trata da responsabilidade de garantir a segurança e evitar situações de risco.

Do valor total da multa, apenas €150.000 devem ser pagos imediatamente. O restante está suspenso até o final de 2026, desde que um incidente semelhante não ocorra novamente até lá.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.