O circuito de Zandvoort está se preparando para realizar uma expansão em seu pit lane a tempo para o GP da Holanda de Fórmula 1 do próximo ano. Como parte das obras de renovação, serão adicionadas seis novas garagens.
Esse atual pit lane estreito e compacto, tem sido motivo de preocupação há algum tempo, já que acomodar os carros da F1 tem sido um desafio, especialmente durante as paradas nos boxes. Além disso, o espaço limitado no paddock principal também tem sido uma limitação para o circuito.
Os proprietários do circuito de Zandvoort estão otimistas de que as mudanças na pitlane não só resolverão os problemas existentes, mas também garantirão que o circuito esteja preparado para a possibilidade de um grid de largada da Fórmula 1 ainda maior no futuro.
Durante o recente fim de semana do GP da Holanda, houve uma situação incomum em que os pilotos foram autorizados a relargar atrás do Safety Car com pneus intermediários, ao invés dos pneus de chuva extrema, para evitar possíveis caos em caso de muitas entradas nos boxes ao mesmo tempo.
O ex-piloto de F1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans, Jan Lammers, atual diretor esportivo do GP da Holanda, falou sobre o assunto: “Precisamos de mais espaço para garantir não apenas maior segurança, mas também para acomodar as paradas nos boxes de forma eficiente. Estamos planejando uma expansão das garagens e do pit lane para o próximo ano, o que nos permitirá ter mais espaço disponível”, disse ele.
A nova área das garagens será construída sobre a entrada de um túnel para pedestres que passa sob a reta principal do circuito. Lammers também confirmou que o túnel precisará ser reconfigurado e estendido para acomodar as mudanças.
“Vamos redesenhar o túnel de uma forma diferente para maximizar o espaço disponível. Isso nos permitirá acomodar as novas garagens. A saída do túnel será reajustada para se alinhar às novas instalações”, concluiu Lammers.