O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, deu indícios de que a categoria pode implementar um sistema de rodízio entre alguns GPs europeus a partir de 2026. Isso coloca em xeque a continuidade das corridas em Zandvoort e Spa-Francorchamps, que encerram seus contratos no fim de 2025.
Há tempos discute-se a alternância entre o GP da Holanda e o GP da Bélgica, o que significaria que ambos não estariam mais juntos no calendário a partir de 2026. Porém, a intenção nunca havia sido confirmada. Agora, as declarações de Domenicali sugerem novidades nesse sentido.
“Acho que em 2026 vocês verão algo interessante. Estamos conversando com outros promotores na Europa para fazer algo que será anunciado em breve”, disse Domenicali ao Motorsport.com.
Enquanto isso, a categoria mantém Barcelona como foco na Espanha, apesar do anúncio de um GP em Madri. “O foco na Espanha está em Barcelona. Há um grande compromisso para realizar um ótimo GP lá nos próximos anos”, afirmoi o CEO da F1.
Nos últimos meses, vários circuitos, principalmente fora da Europa, assinaram renovações contratuais que se estendem além de 2030. O cenário é diferente na Europa, onde corridas como Zandvoort, Spa-Francorchamps, Ímola, Monza e Mônaco, possuem contratos válidos apenas até o final de 2025.