F1
|
8 de julho de 2023 15:17

F1: Comissários analisaram e não puniram Zhou por ter atrapalhado Ocon

O piloto da Alfa Romeo, Zhou Guanyu, escapou de uma penalidade de grid, depois que os comissários consideraram que ele não atrapalhou Esteban Ocon da Alpine, durante o Q1 na qualificação para o GP da Inglaterra de Fórmula 1.

Zhou estava um pouco mais lento na seção de alta velocidade Maggots e Becketts, enquanto Ocon estava em sua volta rápida.

Mesmo com o carro da Alpine conseguindo passar sem precisar desacelerar, Ocon ainda assim alertou seu engenheiro que foi uma situação potencialmente perigosa.

Os comissários analisaram o caso e determinaram que Zhou foi inicialmente ultrapassado por seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, o que comprometeu sua entrada na curva e a capacidade de sair da linha de corrida.

Este foi o comunicado com a decisão dos comissários: “Zhou estava em uma volta de saída durante o Q1 e estava na saída da curva 11, e pilotando lentamente na linha de corrida e, assim, atrapalhou Ocon, que estava em uma volta rápida.”

“No entanto, na reunião com os comissários, Zhou explicou que tinha que ir devagar para evitar Hamilton à sua frente e tinha que ficar do lado esquerdo da pista porque, ao entrar na curva, foi ultrapassado pela direita por Bottas, e não poderia sair da linha sem causar uma situação insegura.”

“Isso foi confirmado pela câmera de seu carro. Ambos os pilotos concordaram que, embora Ocon tivesse sido atrapalhado, não havia muito que Zhou pudesse ter feito com segurança naquelas condições para evitar o incidente e, portanto, os comissários não tomaram nenhuma ação adicional”, encerra o comunicado.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.