F1: Comissários da FIA ‘sob pressão’ ao decidir sobre o incidente entre Max e Norris

Após o Grande Prêmio dos EUA de F1, a decisão dos comissários de impor uma penalidade de cinco segundos a Lando Norris por um incidente com Max Verstappen gerou muitos debates. Norris, que ultrapassou Verstappen e conseguiu a terceira posição, foi rebaixado para o quarto lugar ao cruzar a linha de chegada devido à punição de ter saído da pista na curva 12.

Ian Parkes, editor-chefe da RacingNews365 comentou sobre a pressão que os comissários enfrentaram para tomar uma decisão rápida: “Os comissários provavelmente estavam sob pressão considerável para ter dado um veredicto antes da bandeira quadriculada, tendo em mente em que país estávamos. Os fãs dos EUA, em particular, odeiam decisões que são tomadas horas após o término de uma corrida,” afirmou Parkes durante o podcast.

Parkes também destacou o impacto no público europeu, que pode não ter ficado sabendo da penalidade: “Eles teriam acordado na segunda-feira de manhã e dito: ‘O quê? Lando não estava em terceiro?’ Você consegue imaginar o furor que isso teria causado? (Os comissários são) malditos se fizerem, malditos se não fizerem.”

Além disso, Nick Golding, escritor do site RacingNews365, ressaltou que a configuração dos circuitos modernos pode criar mais problemas do que soluções: “Tem que haver uma solução para os limites da pista, porque é claramente que ter essas áreas gigantes de escoamento cria mais problemas do que resolve.”

Samuel Coop, vencedor do Jovem Jornalista do Ano de 2023, sugeriu uma alternativa para as áreas de escape: “Não sou engenheiro, não sou designer, então isso pode ser completamente inviável – mas não há uma maneira de ter um tipo de cascalho do tipo resina que começamos a ver? Pode ser bastante caro, mas o gramado que você pode quase virar para ter Tarmac. Não há uma maneira de começarmos a introduzir algo que tenha esse impedimento de um lado e, em seguida, o asfalto do outro?,” concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.