F1
|
2 de outubro de 2022 16:09

F1: Comissários emitem comunicado sobre penalidade de Perez

O mexicano Sergio Perez, foi considerado culpado por não ficar a dez carros de distância do Safety Car em uma relargada hoje em Singapura. O piloto da Red Bull supostamente teria cometido o mesmo erro em duas ocasiões, mas ele só recebeu uma penalidade de cinco segundos, por uma das vezes. Porquê isso aconteceu?

Segundo os comissários, a primeira vez que Perez deixou a diferença para o safety car ficar muito grande, foi na volta 10 entre a saída da curva 13 e a curva 14. “Embora a pista estivesse molhada em algumas partes, não aceitamos que as condições fossem tais que tornassem impossível ou perigoso para Perez manter a distância necessária de menos de 10 carros”, diz um comunicado.

No entanto, os comissários consideraram que uma reprimenda é suficiente nesse caso. “No entanto, levamos em consideração as condições molhadas e as dificuldades destacadas pelo piloto, como circunstâncias atenuantes para esse incidente e, consequentemente, determinar que uma repreensão deve ser imposta.”

Isso tratou da primeira infração de Perez, mas na volta 36 Perez cometeu o mesmo erro novamente, no mesmo ponto (curvas 13/14) do Circuito Marina Bay Street. Mais uma vez, a diferença do carro de segurança para o RB18 do mexicano foi muito grande. “Isso ocorreu apesar do fato de o Diretor de Prova ter emitido um aviso para a equipe de que Perez não estava respeitando o regulamento de menos de 10 comprimentos de carro entre as curvas 9 e 10. A equipe passou esse aviso para o piloto”.

Os comissários culparam o vencedor do GP de Singapura por não diminuir suficientemente a diferença para o safety car, apesar do aviso. “Referimo-nos ao Doc 56, pelo qual impusemos uma repreensão a Perez por uma violação do mesmo regulamento durante a primeira implantação do carro de segurança durante a corrida. Como esta foi a segunda violação do artigo 55.10 pelo piloto durante a corrida e seguiu uma advertência expressa do Diretor de Corrida, determinamos impor uma penalidade de 5 segundos ao piloto”.

Para o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, o correto seriam duas penalidade de 5 segundos cada para Perez, o que caso fosse feito, o mexicano perderia a vitória para Charles Leclerc.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.