O GP da Holanda não fará mais parte do calendário da Fórmula 1 após a temporada de 2026. O evento, realizado no circuito de Zandvoort, recebeu uma renovação de contrato por apenas mais um ano, encerrando sua participação na principal categoria do automobilismo em 2026.
Zandvoort voltou ao calendário em 2021, após uma ausência de 36 anos, marcando o início de uma série de três vitórias consecutivas do ídolo local, Max Verstappen, até sua derrota em 2024. No entanto, a continuidade da prova vinha sendo questionada, uma vez que o contrato anterior era válido somente até 2025.
Diante da crescente disputa de circuitos por vagas no calendário da F1 e de debates sobre a alternância de eventos entre Zandvoort e Spa-Francorchamps, os organizadores do GP holandês optaram por não seguir com a corrida depois de 2026.
Robert van Overdijk, diretor do GP da Holanda, destacou os motivos para a decisão: “Embora o anúncio de hoje marque o fim de uma era monumental, estamos confiantes de que os fãs ainda terão muito o que aproveitar nas edições de 2025 e 2026, incluindo a corrida Sprint em 2026. Somos uma organização privada e precisamos equilibrar as oportunidades de sediar o evento com outros riscos e responsabilidades. Decidimos encerrar em alta, com duas edições incríveis restantes.”
Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, agradeceu aos organizadores e autoridades locais pelo trabalho ao longo dos anos: “Todas as partes trabalharam positivamente para encontrar uma solução que estendesse a permanência da corrida, considerando opções como alternância de circuitos, mas respeitamos a decisão do promotor de encerrar essa jornada em 2026. Quero agradecer à equipe do GP da Holanda e à Municipalidade de Zandvoort, que foram parceiros fantásticos para a Fórmula 1.”
O último GP da Holanda será realizado sob as novas regulamentações técnicas da Fórmula 1 em 2026, marcando um encerramento significativo para o evento que conquistou fãs apaixonados ao longo de sua curta, mas memorável, fase no calendário.