F1: Coulthard afirma que Kyalami está pronto para retorno da categoria

David Coulthard, ex-piloto de Fórmula 1, afirmou que o circuito de Kyalami, na África do Sul, está em condições ideais para retornar ao calendário da categoria. Coulthard, que venceu treze GPs ao longo de sua carreira na F1, pilotou recentemente o modelo RB7 de sua ex-equipe a Red Bull Racing, carro com o qual Sebastian Vettel conquistou o título em 2011, pelo traçado de Kyalami.

O último GP de Fórmula 1 realizado no continente africano aconteceu em Kyalami, em 1993, e desde então a região não tem sido contemplada pela categoria. No entanto, uma possível expansão da F1 para a África voltou a ser discutida, e após sua volta no icônico circuito, Coulthard foi enfático: “Kyalami está pronto para sediar novamente uma etapa da F1”, disse ele.

Para Coulthard, a combinação entre a estrutura do autódromo e a paixão do público local, seria um trunfo para o retorno da categoria ao continente. “Pilotar o RB7 aqui em Kyalami foi inesquecível. Com a energia do povo sul-africano e a pista de nível mundial que Kyalami oferece, fica claro que o país está pronto para voltar ao calendário da F1.”

As palavras de Coulthard receberam apoio de Gayton McKenzie, Ministro do Esporte, Arte e Cultura da África do Sul, que aumentou os esforços para que a F1 retorne ao país. Em entrevista ao site LalliesF1, McKenzie garantiu que o governo sul-africano está alinhado com as demandas da Fórmula 1 para viabilizar uma etapa no país. “A F1 nos disse que quer vir, mencionaram o que precisam para isso, e nós vamos fornecer o necessário para que aconteça,” afirmou o ministro.

No entanto, a África do Sul não é a única candidata africana a tentar atrair uma etapa da Fórmula 1. Há também negociações em curso entre Stefano Domenicali, CEO da F1, e representantes de Ruanda para uma possível corrida no continente.

A possibilidade de um retorno da F1 à África conta também com o apoio de Lewis Hamilton, que defende uma expansão para o continente. Para o heptacampeão, a justificativa de que não há circuitos adequados na região não se sustenta. “Talvez digam que não há uma pista pronta, mas Kyalami está,” finalizou Hamilton.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.