O ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard, acredita que a equipe McLaren está posicionada para repetir o sucesso que teve na última temporada, agora em 2025.
A equipe de Woking conquistou seu primeiro título de construtores em 26 anos em 2024, superando a Ferrari e a Red Bull Racing. Foi uma recuperação significativa para a McLaren, um dos times pelo qual Coulthard correu na F1, que nos últimos anos enfrentou períodos de desempenho abaixo do esperado e até mesmo esteve próxima da falência.
“O que torna isso tão especial é que eles (McLaren) estão à frente do próprio cronograma”, disse Coulthard durante a transmissão da última corrida em Abu Dhabi pela Channel 4. “Eles não começaram o ano pensando que estariam em condições de vencer. Eles investiram nesse processo de construção ao longo de alguns anos e, de repente, lá estavam eles. Mostrando ritmo. As atualizações estão funcionando. Os pilotos estão trabalhando muito bem juntos, e esse ímpeto os levou a este título no campeonato. Agora, tudo está preparado para que eles entrem em 2025 como favoritos.”
Coulthard destacou a importância da mudança de pessoal nos bastidores para a recuperação da McLaren. “São as pessoas, e esse nome de sucesso que a McLaren teve nos anos 90 e 80, eles precisavam reconstruir. Precisavam reconstruir a confiança e a equipe. Precisavam investir nas pessoas certas sob a liderança de Zak (Brown, CEO da McLaren), que é um verdadeiro ‘Racer’, não é? Ele sai e pilota McLarens por diversão”, acrescentou.
A chegada de Andrea Stella como chefe de equipe também foi de extrema importância segundo Coulthard. O italiano, que integra a família McLaren desde 2015, possui vasta experiência na Ferrari, tendo trabalhado com pilotos como Michael Schumacher, Kimi Räikkönen e Fernando Alonso.
Também a contratação de Oscar Piastri para ser companheiro de Lando Norris, se mostrou acertada. Piastri, após uma conturbada saída da Alpine em 2022, mostrou seu talento e contribuiu significativamente para os resultados da McLaren.
Se a previsão de Coulthard estiver correta, tanto Piastri quanto Norris terão condições de lutar pelo seu primeiro título de pilotos em 2025.