David Coulthard comentou sobre seus anos pilotando para a Red Bull e se queixou de uma decisão da equipe no período em que esteve lá.
DC se juntou à RBR no ano que a equipe estreou na Fórmula 1, em 2005, após já ter corrido para a Williams e a McLaren. No ano seguinte, a Red Bull transformou a Minardi em Toro Rosso – atual RB –, e o escocês acredita que uma decisão melhor teria sido investir em um motor de qualidade. Para ele, esse acordo tornou aquele período inicial da equipe “desafiador”.
“Nós íamos para Salzburg e nos encontrávamos com Dietrich [Mateschitz] após o grande prêmio, explicávamos o que tínhamos conquistado, o que precisávamos, como as coisas estavam evoluindo”, disse Coulthard, explicando sobre suas atividades na equipe.
“Coisas como a escolha dos pneus. O porquê queríamos Michelin ou Bridgestone, ou qual fosse a escolha.”
A equipe de energéticos e a sua secundária, sempre foram clientes de motores na Fórmula 1, no entanto, para 2026, a Red Bull firmou uma parceria com a Ford para desenvolver sua própria unidade de potência. Coulthard afirma que teria gostado de participar desta era da equipe.
“[No início] foram passos importantes, coisas que precisávamos naqueles dias. O motor, éramos clientes da Cosworth e depois da Ferrari e depois da Renault”, explicou.
“Ser cliente não é uma boa posição quando você está acostumado a ser uma equipe de fábrica.”
“Então, essa foi uma área em que, de muitas maneiras, eles chegaram a saber onde eu gostaria que eles estivessem lá atrás”, acrescentou Coulthard.
“Porque eu sempre senti que nunca fui um grande fã da aquisição da Toro Rosso e deixei isso bem claro para Dietrich na época, porque eu pensava: ‘Já é difícil o suficiente vencer com uma equipe. Por que iríamos querer a distração de uma segunda equipe?’”
“Foi uma questão de marketing e encontrou seu lugar. Mas, nos primeiros dias, foi desafiador ter esses dois recursos quando eu teria preferido investir em um motor”.
“Comprar a Cosworth e fazer um motor Red Bull, algo assim teria sido minha visão. Mas no final das contas, deu certo para a equipe.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.