Foto: XPB Images
Embora Adrian Newey tenha deixado claro que seu foco principal na Aston Martin será o carro de 2026, o chefe de equipe, Andy Cowell, acredita que seu impacto será “sentido nos primeiros dias” após sua chegada.
“Ele é um dos poucos engenheiros que consegue conectar a aerodinâmica, a dinâmica do carro e o registrador de dados, que é o piloto. Ele se comunica bem com o piloto, extrai os comentários que a telemetria talvez não mostre e leva isso de volta a fábrica para ajudar a melhorar o tempo de volta,” disse Cowell.
O renomado projetista se junta oficialmente à Aston Martin no dia 3 de março, depois de anos com a Red Bull. Mesmo com o foco no carro de 2026, Cowell acredita que Newey poderá também ajudar no AMR25, carro deste ano.
“Tenho certeza de que sentiremos o impacto dele nos primeiros dias. Ele deve estar frustrado por não estar trabalhando em um carro de Fórmula 1 agora, especialmente com os novos regulamentos,” disse ele.
A Aston Martin também está investindo cada vez mais no uso de inteligência artificial para o desenvolvimento do carro, mas Cowell destaca que nada substitui a criatividade de engenheiro como Newey.
“A IA é uma ferramenta que ajuda a criatividade humana, mas indivíduos como Adrian têm uma perspectiva ampla e a determinação de buscar desempenho, e é isso que ele vai acrescentar,” acrescentou.
Os pilotos da Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll, testaram o AMR25 em um dia de filmagens, onde o carro mostrou mudanças significativas. Os testes de pré-temporada começam nessa quarta-feira (26) no Bahrein e terminam na sexta-feira (28).
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.