F1: De domínio da Red Bull a 7 vencedores em 14 corridas: Relembre a temporada 2024 até agora

A temporada de 2024 da Fórmula 1 tem sido uma verdadeira montanha-russa, com corridas emocionantes e resultados inesperados que viraram o campeonato de cabeça para baixo. A competição alcançou um nível tão alto de imprevisibilidade que contou com sete diferentes pilotos conquistando vitórias em apenas 14 corridas. E agora, Max Verstappen, que dominou as pistas nos últimos dois anos, se encontra encurralado, com seus rivais se aproximando cada vez mais no caminho da sua chance de conquistar o tetracampeonato. Com apenas 10 corridas restantes no calendário, é hora de relembrar os principais acontecimentos deste ano até agora.

O ano começou com Verstappen ocupando o topo mais uma vez. Mas a Ferrari se mostrou uma forte concorrente, conquistando pódios em sete das oito primeiras corridas da temporada. Carlos Sainz iniciou a temporada com uma vitória na Austrália, logo após se recuperar de uma cirurgia de apendicite. Leclerc não ficou de fora e venceu em solo monegasco, no quintal de casa. No entanto, após o GP de Mônaco, novas atualizações não emplacaram, e o desempenho da equipe caiu. 

F1 2024, Fórmula 1, GP de Mônaco, Monte Carlo
Foto: XPB Images

Enquanto isso, o da McLaren aumentou. A equipe papaia começou a temporada bem, conquistando alguns pódios e, no geral, navegando pelas corridas de maneira sólida. No entanto, faltava algo para consolidar os bons resultados da McLaren; uma vitória. Isso aconteceu no GP de Miami, com Lando Norris conquistando seu primeiro triunfo na Fórmula 1, após 110 GPs disputados. 

Com a ascensão da McLaren e Lando Norris, chegamos à Áustria. Nesse grande prêmio, os fãs da F1 vivenciaram um momento marcante, um duro embate entre o britânico e Verstappen na curva 3 do circuito de Spielberg. A partir da volta 55, Norris empenhou todos os seus esforços para ultrapassar o holandês, mas sem sucesso. Na volta 64, os dois se tocaram, fazendo com que Lando abandonasse a corrida. Max sofreu uma punição por causar a colisão e terminou em P5. 

F1 2024, Fórmula 1, GP da Áustria, Spielberg, Red Bull Ring
Foto: XPB Images

Esse incidente levou a um estranhamento entre os dois, com Norris afirmando que “perderia o respeito” pelo piloto da Red Bull caso ele não reconhecesse seu erro. Embora os dois tenham feito às pazes, o episódio foi motivo de tensão entre os dois competidores. 

A partir dali, pelo menos um piloto da McLaren ficou no pódio em todas as corridas até o início das férias de verão. Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria, embora a vitória tenha sido marcada por uma disputa interna, com Norris relutando em devolver a posição a Piastri após uma troca de posições estratégica.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Hungria, Budapeste, Hungaroring
Foto: XPB Images

Enquanto a McLaren subia, a Ferrari caía e a Red Bull mantinha sua posição. A equipe austríaca enfrentou grandes dificuldades, principalmente com Sergio Pérez, que teve um desempenho abaixo do esperado, deixando-o em 7º lugar no Campeonato dos Construtores. Isso colocou a liderança da Red Bull em risco, permitindo que a McLaren se aproximasse. As duas equipes estão agora separadas por apenas 42 pontos, e a segunda metade da temporada decidirá quem ficará com o título mundial.

Não apenas as equipes estão em uma batalha acirrada, mas também seus pilotos. Em busca de seu 4º título, Max Verstappen, a maior potência da F1 nos últimos dois anos, viu a luta pelo título mais aberta do que nunca. A esta altura do campeonato, com Verstappen com 277 pontos e Norris com 199, não é impossível que seu tetracampeonato esteja em perigo. 

A Mercedes, que lutava para encontrar o ritmo certo, começou finalmente a se recuperar. Após atualizações no GP do Canadá, a equipe deu um passo a frente no seu desempenho, com pódios e três vitórias nas últimas quatro corridas. George Russell conquistou sua primeira vitória desde 2022 no GP da Áustria, após o caos entre Verstappen e Norris. 

Em seguida, Lewis Hamilton garantiu uma vitória em território britânico, triunfando em casa. No GP da Bélgica, mais uma vitória para Russell, e uma dobradinha da Mercedes. Isso até a desclassificação do jovem de 26 anos, promovendo Hamilton ao 1° lugar. A Mercedes ocupa agora o 4º lugar no campeonato, podendo subir de posição, atrapalhando a Ferrari e McLaren, e ajudando, indiretamente, a Red Bull.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Inglaterra, Silverstone
Foto: XPB Images

A Fórmula 1 retorna neste final de semana com o GP da Holanda, casa de Max Verstappen. O atual campeão venceu essa corrida três anos consecutivos, mas perdeu as quatro últimas corridas antes das férias de verão. Resta saber se essa sequência ruim do piloto irá continuar ou se ele conseguirá vencer para igualar o recorde de Jim Clark de mais vitórias no circuito de Zandvoort.

Nos últimos dois anos, a vitória em Zandvoort poderia ser mais fácil para Verstappen. No entanto, não por uma falta de performance de Max, mas por uma melhora no desempenho de outras equipes, essa conquista será mais desafiadora. 

Os próximos capítulos da temporada de 2024 prometem ser repletos de velocidade e intensa competição. Com as últimas 10 corridas se aproximando, o cenário do campeonato pode mudar a qualquer momento. Que seja dada a largada para mais uma etapa emocionante da Fórmula 1!



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.