Max Verstappen desempenhou um papel importante na chegada de Nyck de Vries na Fórmula 1, segundo o estreante afirmou no podcast ‘Tauritalk by AlphaTauri’.
De Vries teve que esperar anos por sua chance na Fórmula 1, que acabou surgindo de forma inesperada no GP de Monza de 2022, quando foi chamado pouco antes do TL3 na manhã de sábado, para substituir Alex Albon (que teve uma crise de apendicite) na Williams pelo resto do final de semana. Na corrida no domingo, De Vries teve um excelente desempenho e conquistou um P9 em seu primeiro GP na F1. Na noite de segunda-feira após aquela corrida, Verstappen e De Vries decidiram jantar juntos ainda na Itália.
“Jantamos juntos na noite de segunda-feira para comemorar sua vitória e minha estreia na F1”, disse De Vries. “Obviamente, conversamos sobre o futuro e as oportunidades. E acho que a coisa mais importante que tirei daquele jantar, foi que ainda era muito visto publicamente como um piloto da Mercedes.”
De Vries decidiu que isso tinha que mudar. “Acho que foi importante para mim esclarecer que fiz parte da Mercedes até o final de 2022. Então acho que foi bom basicamente deixar minha situação clara, para não perder oportunidades em potencial.”
Várias equipes decidiram contatá-lo após o GP em Monza, dando-lhe a oportunidade de fazer uma escolha. No final, Helmut Marko o convenceu a ir para a AlphaTauri, onde ele será sucessor de Pierre Gasly, que foi para a Alpine em 2023.