O GP da Holanda de Fórmula 1 não foi como o esperado pela equipe RB, e o resultado dos dois pilotos, Daniel Ricciardo em P12 e Yuki Tsunoda em P17, definitivamente não refletiu o planejamento e preparação do time irmão da Red Bull Racing.
Laurent Mekies, chefe da equipe: “É claro que queríamos começar a segunda parte da temporada com um desempenho melhor do que o de hoje. Da sessão de classificação em diante, ficou claro que estávamos perdendo algum desempenho em comparação com nossos concorrentes mais próximos, e diminuir seu desempenho relativo em apenas um décimo ou mais é a diferença entre lutar no top 10 ou não. Tentamos algumas coisas na corrida para recuperar algumas posições e corremos um pequeno risco ao colocar Yuki em uma corrida de duas paradas, mas claramente não funcionou e ele ficou preso no trânsito durante a maior parte da prova. Não foi o fim de semana mais tranquilo para nós, mas certamente aprenderemos como equipe, e voltaremos mais fortes. No geral, estamos bem cientes de que precisamos trazer mais velocidade ao nosso carro para continuar lutando na frente do pelotão intermediário ultra apertado, e todos estão absolutamente a todo vapor em Faenza e em Bicester para trazer mais desenvolvimentos ao carro em breve”, concluiu.
Ricciardo: “Não conseguimos pontos hoje, mas me sinto muito melhor do que ontem e estou mais satisfeito com o dia. Fiquei frustrado depois da sessão de classificação, pois não ajudou muito ter começado atrás, mas hoje consegui fazer uma corrida melhor, pois realmente senti que tivemos uma boa exibição. Estávamos naquele tipo de batalha no meio do pelotão, e acho que os carros à nossa frente eram um pouco mais rápidos, especialmente Pierre (Gasly), então provavelmente não poderíamos fazer muito mais. Estou feliz com o panorama geral da corrida. Em termos de ritmo, forçamos durante os tempos que tivemos, alcançando Lance (Stroll) e Nico (Hulkenberg) no final da corrida. Espero que em Monza estejamos ainda mais próximos do início ao fim, e nos classifiquemos melhor para ter um domingo mais fácil”, acrescentou.
Tsunoda: “Dividimos a estratégia na garagem, mas dessa vez não funcionou, principalmente do meu lado. Sabíamos que seria 50/50 com 2 paradas, mas a parada que fizemos no box foi tarde demais e o tempo estava errado. Usar o pneu macio e perder uma posição na largada foi com certeza, nada bom, e então fiquei preso no trânsito e sempre atrás de ar sujo. Terminei a corrida bem atrás de onde comecei, o que foi bem frustrante. Certamente poderíamos ter feito melhor como equipe, mas podemos aprender com isso, melhorar e trabalhar nas coisas para o futuro”, encerrou o piloto japonês.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.