F1 define Ímola, Áustria e Brasil para corridas Sprint e anuncia mudanças para 2022

A F1 acabou de anunciar as definições para as corridas de classificação da temporada 2022. Após uma reunião para os últimos detalhes com a FIA nesta segunda-feira (14), a categoria definiu três praças e mudanças para o formato.

O novo estilo de tomada de tempos foi introduzido ainda no campeonato de 2021. Em Silverstone, Itália e Brasil, a classificação tradicional acontece na sexta-feira para definir a prova do sábado que, a partir das posições de chegada, desenham o grid de domingo.

Para 2022, os GPs que contarão com as corridas de classificação serão Ímola, na Itália, Áustria e mais uma vez no Brasil – vale lembrar que no último ano em Interlagos, Lewis Hamilton largou da última posição e terminou no quinto posto.

Outra mudança para este campeonato é o número de pontuadores. Agora, os oito primeiros colocados irão somar tentos para a classificação – o primeiro leva oito pontos, o segundo sete, o terceiro seis e assim sucessivamente. Ainda, quem fizer o tempo mais rápido da sexta-feira é quem será chamado de pole-position – antes, era o vencedor da Sprint.

Os planos para este ano eram que o número de Sprint Races dobrasse, indo de três para seis. Entretanto, as equipes se mostraram contrárias à ideia especialmente por conta do excesso de gastos por ter uma disputa extra nas etapas.

“Após uma revisão das três corridas sprint que tiveram em 2021 e um reconhecimento de que o formato criou benefícios para o esporte, mais três eventos foram propostos em 2022, um número leve de pressões nas equipes que já encaram grandes mudanças”, afirmou um comunicado da FIA.

“A Comissão aprovou unanimemente as três corridas de classificação para a temporada, incorporando um número de atualizações para o formato baseado nos feedbacks de fãs, imprensa e equipes”, completou.