Max Verstappen venceu a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O bicampeão chegou a ser ultrapassado pelo seu por Sergio Perez, mas deu o troco em uma disputa dura contra seu companheiro de equipe. Perez terminou em segundo e garantiu a dobradinha da Red Bull.
Carlos Sainz foi o terceiro colocado pela Ferrari, à frente da dupla Aston Martin. Lance Stroll terminou na quarta posição e Fernando Alonso foi o quinto colocado.
Nico Hulkenberg chegou a colocar a Haas na P2 na primeira volta da corrida, depois da confusão entre Perez e Verstappen. Apesar do bom começo, o alemão não conseguiu manter a posição e terminou na sexta posição.
Esteban Ocon (Alpine) e George Russel (Mercedes) completaram a zona de pontuação na P7 e P8, respectivamente.
A corrida
Na largada, Perez tomou a dianteira antes mesmo da curva 1. Na curva seguinte, Verstappen forçou por dentro e espalhou para cima de Perez – que precisou ir para fora da pista para evitar o acidente. Norris ficou preso atrás dos Red Bull e perdeu várias posições.
Verstappen e Perez novamente se encontraram na Curva 3. Dessa vez, o bicampeão mergulhou por dentro e empurrou Perez para o limite de fora da pista – tudo dentro da regra. Como resultado, Hulkenberg ultrapassou Perez e assumiu a segunda posição.
Com a confusão da primeira volta, Sainz era o quarto colocado. Stroll permanecia à frente de Alonso na quinta posição.
Largando de trás, da P18, Hamilton ganhou cinco posições na primeira volta, mas ficou preso atrás do seu companheiro de equipe Russell – que seguia de perto Magnussen, mas não conseguia a ultrapassagem.
Com a pista secando volta após volta, Perez também se aproximava de Hulkenberg. Com isso, na volta 12 eram três pilotos na disputa quando Sainz chegou. Uma volta depois, o mexicano superou o piloto da Haas para garantir a dobradinha da Red Bull. Hulkenberg não conseguia imprimir o mesmo ritmo do início da corrida e também foi ultrapassado por Sainz.
Russell e Hamilton passaram Magnussen, enfim. Uma briga pela oitava posição entre Ocon, Leclerc, Norris, Russell e Hamilton se iniciava.
Leclerc partiu para cima do Ocon, mas não conseguiu passar. Pelo contrário, após um erro na última curva, o monegasco foi superado por Norris.
O DRS foi liberado na volta 17, das 24 que contemplam a Sprint. Alguns pilotos foram aos boxes e trocaram os compostos intermediários (para chuva moderada) pelos slicks macios. Foi o caso de Russell, Piastri e Hulkenberg. Uma volta depois, Hamilton também foi para os slicks. Depois que a estratégia deu certo, vários pilotos também optaram pela mudança.
Russell foi quem mais ganhou com a parada antecipada pelos slicks. Depois de ultrapassar Gasly, o piloto da Mercedes estava apenas a uma posição de entrar terminar entre os oito primeiros na zona de pontuação.Na última volta, Russell passou por Norris para terminar na P8.
Confira o resultado da Sprint do GP da Áustria:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) George Russell (Mercedes)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Lewis Hamilton (Mercedes)
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
12) Charles Leclerc (Ferrari)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
17) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
19) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
20) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)