A sessão de qualificação para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 foi marcada por um clima intenso e ações de pista dramáticas que resultaram em quatro punições notáveis. A comissão de comissários da FIA trabalhou bastante após a sessão, com os pilotos Carlos Sainz, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Nico Hulkenberg todos recebendo penalidades que afetaram suas posições de largada.
Carlos Sainz, da Ferrari, Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e Lance Stroll, da Aston Martin, foram penalizados com a queda de três posições no grid de largada por terem prejudicado outros pilotos durante suas voltas rápidas na sessão de qualificação. Sainz foi punido por atrapalhar Pierre Gasly, enquanto Tsunoda e Stroll foram penalizados por atrapalharem Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, respectivamente.
Já Nico Hulkenberg, da MoneyGram Haas F1, enfrentou uma situação ligeiramente diferente. Apesar de ter conseguido uma impressionante segunda posição na qualificação, ele foi punido por não respeitar o tempo mínimo estipulado pela ECU da FIA durante uma bandeira vermelha.
Como resultado dessas penalidades, o grid de largada para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 teve algumas mudanças significativas. Confira a seguir como ficou a ordem de partida para a corrida deste domingo:
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Fernando Alonso (Aston Martin)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Nico Hulkenberg (Haas)
6) Esteban Ocon (Alpine)
7) Lando Norris (McLaren)
8) Oscar Piastri (McLaren)
9) Alexander Albon (Williams)
10) Charles Leclerc (Ferrari)
11) Carlos Sainz (Ferrari)
12) Sergio Perez (Red Bull)
13) Kevin Magnussen (Haas)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
15) Pierre Gasly (Alpine)
16) Lance Stroll (Aston Martin)
17) Nyck De Vries (AlphaTauri)
18) Logan Sargeant (Williams)
19) Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
20) Zhou Guanyu (Alfa Romeo)