Oscar Piastri está em sua segunda temporada com a McLaren, e já adicionou alguns pódios para a conta, incluindo um P2 no GP de Mônaco de 2024. Seu companheiro, Lando Norris, teve cinco pódios, incluindo a sua primeira vitória da sua carreira na F1, no GP de Miami. Atualmente, Norris está em terceiro no campeonato de pilotos, atrás de Charles Leclerc.
Piastri está 50 pontos atrás de Norris, mas Andrea Stella, chefe da McLaren, acredita que o piloto teve um avanço no seu desempenho.
“Após a China, analisamos o que aprendemos na primeira parte da temporada, junto com os engenheiros de Oscar, e encontramos algumas oportunidades nas quais começamos a trabalhar”, disse Stella.
“E tenho que dizer que elas parecem estar impulsionando um avanço no desenvolvimento de Oscar. Há sempre um desenvolvimento subjacente, mas neste caso, tanto em termos de velocidade pura, que você pode ver na classificação, quanto em termos de habilidade na corrida, vimos Oscar competindo em um nível muito alto”.
Perguntado sobre o que a equipe descobriu na China que impulsionou o desenvolvimento de Piastri, Stella disse: “Aquela foi uma corrida em que a degradação dos pneus e o gerenciamento da degradação dos pneus foram importantes. Revisamos qual era o objetivo ao entrar na corrida em termos de gerenciamento de pneus, como executamos, como interagimos com o piloto durante a corrida, e qual deveria ter sido a contribuição dos engenheiros, qual deveria ter sido a compreensão dos pilotos”.
“Esses são os tipos de coisas que você revisa, e em todos esses aspectos, encontramos maneiras de fazer um trabalho melhor como um todo. São essas as conversas que você tem com um piloto para então tentar avançar, não apenas o piloto, mas também o suporte de engenharia”.
Já na sua segunda temporada na F1, Piastri agora está mais familiarizado com os circuitos, algo que Stella acredita ser um importante fator de mudança. “Voltar ao mesmo circuito é definitivamente importante. Há uma sensação de familiaridade. Há dados históricos. Há muitas coisas que você revisa após o primeiro ano”.
“Mas, além disso, também é o fato de que você tem mais corridas na Fórmula 1, mais corridas para trabalhar com seus engenheiros, mais corridas para simplesmente entender no que você precisa trabalhar”.
“Então, não é apenas o fato de você vir ao mesmo circuito pela segunda vez, é apenas a jornada geral de desenvolvimento, que devo dizer que para Oscar é bastante impressionante”, concluiu Stella sobre Piastri.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.