No início da temporada, a Ferrari parecia estar com o melhor carro do grid em mãos, pronta para lutar com a Red Bull pelo campeonato. No entanto, à medida que as coisas foram evoluindo, eles acabaram perdendo sua vantagem e ficando com o P2, e agora, com duas corridas restantes, ainda correm o risco de perder o segundo lugar para a Mercedes. O ex-piloto de F1 e atual comentarista da Sky Sports, Paul Di Resta, está preocupado com a equipe italiana.
No momento, a Ferrari está 40 à frente da Mercedes no campeonato, que já foi vencido pela Red Bull. Ele acha que não será fácil para a Scuderia fechar a diferença para os austríacos novamente. “Eu temo pela Ferrari porque desde julho eles não têm chance de vencer uma corrida. Eles estão fora e a Mercedes os alcançou.
“Inquestionavelmente, a Mercedes os ultrapassou em um domingo. No sábado eu acho que eles ainda conseguem ficar à frente, mas eu temo para onde o caminho de desenvolvimento da Ferrari está indo, a menos que eles tenham tirado o foco mais cedo se perceberam que estava fora de alcance.”
Para a equipe de Maranello, há pouco pelo que lutar agora, o principal seria manter o P2 no campeonato. Isso porque, Max Verstappen e a Red Bull já venceram ambos os campeonatos, de pilotos e construtores, ainda que as demais posições estejam sendo disputadas. Portanto, seu foco já está no carro de 2023.
Di Resta acha que, de toda forma, este ano foi proveitoso para os italianos, que conseguiram evoluir muito em comparação com os anos anteriores. E apesar de não vencerem o campeonato de 2022, mostraram que são capazes. “Esse conceito saiu do papel de forma esplêndida. Começou e ainda não está lá.”