A Alpine prometeu uma verdadeira revolução com seu novo carro para a temporada 2024 da Fórmula 1. Segundo o diretor técnico Matt Harman, a equipe ‘empurrou os limites’ para superar as restrições do modelo anterior e brigar por melhores resultados.
Depois de um 2023 decepcionante, terminando em sexto lugar no campeonato de construtores, a Alpine decidiu repensar completamente seu carro.
“Há muitas mudanças grandes no A524”, disse Harman. “Analisamos rigorosamente os principais conceitos aerodinâmicos e encontramos uma janela de operação muito estreita no A523. Isso nos limitou. No A524, ampliamos essa janela para maximizar o potencial.”
As mudanças são profundas com chassi, suspensão traseira, sistema de refrigeração e freios redesenhados. Além disso, a Alpine adotou uma abordagem ‘agressiva’ no desenvolvimento do assoalho e aerodinâmica dianteira.
“Mudamos até a asa dianteira e o bico para gerenciar o fluxo de ar”, explicou Harman. “Isso nos dará muito mais margem para melhorar o desempenho nas próximas duas temporadas, mesmo que tenhamos comprometido alcançar alguns objetivos ao máximo. Devemos continuar pressionando por este desenvolvimento dinâmico em todas as áreas da equipe”, concluiu.
A Alpine espera que o novo carro totalmente novo, permita brigar por melhores resultados e se aproxime de equipes como Aston Martin e McLaren. As mudanças ousadas prometem um carro com maior potencial de desenvolvimento e performance ao longo da temporada.