A Mercedes vem fazendo uma temporada abaixo do esperado em 2024, mas após um forte retorno no GP do Canadá de Fórmula 1, com George Russell conquistando a pole position e finalizando em P3, além de Lewis Hamilton terminando em P4, a equipe parece ter finalmente entendido onde errou.
James Allison, diretor técnico da Mercedes, comentou sobre as decisões equivocadas da equipe com o carro no podcast ‘F1: Beyond the Grid’. Atualmente, a equipe alemã ocupa a quarta colocação no campeonato de construtores.
“O que mudou nas últimas duas ou três corridas, é que modificamos o carro de forma que ele realmente tenha um equilíbrio razoável de alta para baixa velocidade e um equilíbrio razoável nas curvas”, disse ele.
“Isso significa que os pilotos podem confiar no eixo dianteiro e traseiro em curvas rápidas e lentas, e podem confiar desde o momento da frenagem no início da curva até o ápice e para fora do outro lado. Esse equilíbrio é crucial para os pilotos saberem se o carro vai sair de frente ou de traseira, e se vai seguir a trajetória que eles estão pedindo.”
Para Allison, o problema não foi falta de conhecimento, mas sim um erro básico da equipe. “Momentos de ‘Eureka’, são aqueles em que você entende algo com alegria que eu acho que ninguém entendeu antes e você avançou no conhecimento no processo. E isso é, eu acho, algo maravilhoso. Isso aqui é mais um, ‘Meu Deus, como fomos tão burros?’ onde você vê o caminho a seguir e deveria tê-lo visto antes”, concluiu o diretor da equipe.