A Red Bull Racing consolidou sua posição como uma das equipes mais dominantes da Fórmula 1 nos últimos anos. Segundo Pierre Waché, diretor técnico da equipe, essa trajetória de sucesso se deve a uma abordagem mental única, focada no aprendizado constante e na aceitação de riscos, liderada por figuras como Christian Horner e Adrian Newey.
“Nós somos uma equipe de corrida, não uma empresa”, afirmou Waché, em entrevista ao Motorsport-Magazin. Essa filosofia está enraizada em cada membro da equipe, criando uma mentalidade distinta. “Não ficamos felizes quando ganhamos, mas ficamos infelizes quando perdemos. Essa é a diferença.”
Ao contrário de outras equipes que celebram vitórias extensivamente, a Red Bull permanece focada no futuro. “Vencer é bom, mas o que realmente nos motiva é a fome de melhorar e aprender com nossos erros”, afirmou Waché.
O espírito de equipe também é essencial. “Nunca culpamos o time. Christian (Horner, chefe da equipe) nos protege do mundo exterior. Você nunca ouvirá ele dizer que a equipe fez um mau trabalho por não conquistar a pole position, por exemplo. Ele cria um ambiente seguro onde resolvemos os problemas internamente”, acrescentou.
Waché destacou que a Red Bull tem o risco como parte de sua essência, seja em inovações de design ou estratégias ousadas. “A razão pela qual podemos assumir tantos riscos está na proteção de Christian e na mentalidade da equipe. Estamos aqui para correr riscos. Este time arrisca mais do que qualquer outro”, disse ele.
Além de buscar a inovação, a equipe aceita os momentos difíceis como parte do processo de crescimento. “Quando você está em uma fase difícil, é sobre como seguir em frente. Aceitamos as derrotas e aprendemos com elas. Essa mentalidade nos torna mais fortes.”
“Mesmo quando cometemos erros, sabemos que podemos melhorar. Esse ambiente tranquilo nos permite focar completamente na resolução dos problemas e no aprimoramento do nosso desempenho,” concluiu Waché.
Essa abordagem tem sido a base da consistência e dos bons resultados da Red Bull ao longo das temporadas, consolidando sua reputação como referência no paddock da Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.