Para a Mercedes, as primeiras doze corridas da temporada 2023 da Fórmula 1 foram instáveis. Apesar de terminar em segundo no campeonato de construtores no ano passado, as três primeiras corridas deste ano foram um revés para Hywel Thomas, o diretor-gerente da Mercedes AMG HPP, que é a pessoa responsável pelos motores da equipe alemã.
“A maior surpresa e decepção que tivemos foram as três primeiras corridas este ano. Sofremos um abandono em cada evento, tanto na Mercedes quanto nas equipes clientes. Isso realmente nos forçou a nos concentrar em entender como chegamos a essa situação”, disse Thomas em um post no site da Mercedes.
“Tivemos muitos problemas nos treinos livres de sexta-feira, então fizemos um trabalho enorme para tentar entender o que estava acontecendo com a unidade de potência, para garantir que todas as nossas configurações estivessem corretas”, concluiu Thomas.
Em comparação com as primeiras corridas da atual temporada, o W14 se tornou muito mais competitivo ao longo da primeira metade do ano. Os pilotos Lewis Hamilton e George Russell já conseguiram um total de 247 no campeonato de construtores, mas mesmo assim, a Red Bull não parece ser ameaçada, já que marcou 503 pontos até o momento em 2023.