A Red Bull tem dominado a temporada 2023 da Fórmula 1. O RB19 venceu as primeiras doze corridas da temporada, estabelecendo até mesmo um recorde na F1 com isso. Pierre Waché, diretor técnico da equipe, explicou quais pontos do RB19 foram especialmente abordados em comparação ao RB18, e qual é uma das chaves para seu desempenho bem-sucedido.
Foram doze GPs realizadosa até agora este ano, e todos foram vencidos pela Red Bull, além das corridas sprint também vencidas pela equipe. Os pontos fortes do RB18 e RB19 são semelhantes, como uma impressionante velocidade máxima e excelente gerenciamento de pneus. No entanto, havia algo que a equipe estava ansiosa para ajustar para o carro dessa temporada. “Nosso objetivo para esta temporada era melhorar a eficiência de frenagem”, disse Waché ao L’Équipe.
Claro, a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez não apenas se concentrou nos freios. “Também ajustamos a rigidez das nossas suspensões. Essa é a chave para como o efeito solo funciona. Portanto, trabalhamos nas ligações das hastes e também na rigidez das molas que precisam reagir quando o carro freia. Tudo isso precisa ser feito em conjunto com o conceito aerodinâmico, pois essa suspensão não deve interferir no fluxo, mas sim ajudá-lo a funcionar melhor. Uma suspensão é eficaz apenas se estiver alinhada a um conceito”, concluiu Waché.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.