Começando sua carreira na Aston Martin com duas finalizações em P3, Fernando Alonso mostrou que continua com muito entusiasmo e disposição. O ex-chefe da Benetton e da Renault (atual Alpine), Flavio Briatore disse que é absurdo alguém afirmar que o espanhol está velho para a Fórmula 1.
Alonso trocou a Alpine pela Aston Martin a partir de 2023, uma decisão que surpreendeu bastante, já que seu ex-time ficou com a quarta posição entre os construtores em 2022, com a Aston Martin apenas em P7.
Os pódios consecutivos no Bahrein e na Arábia Saudita este ano, já deixaram o espanhol em terceiro na classificação dos pilotos no momento.
Ele também elogiou muito os avanços que a Aston Martin fez, além de também elogiar seu novo companheiro de equipe, Lance Stroll.
Seu ex-empresário, Briatore, que também foi seu chefe de equipe quando o espanhol conquistou os títulos na F1 em 2005 e 2006, acredita que Alonso está mais rápido do que nunca.
“Disseram que ele era muito velho, que não era um jogador de equipe. Bobagem”, disse Briatore em entrevista ao Corriere della Sera. “Basta dar a ele um carro rápido e ele saberá como conseguir bons resultados, ele é excepcional. Aos 41 anos, ele é mais rápido do que muitos de 20 anos.”
Briatore continuou: “Fernando levou entusiasmo e ambições nunca vistas antes na Aston Martin, nada a ver com o período de Sebastian Vettel na equipe. Você também precisa disso para vencer a Ferrari e a Mercedes.”
Ele, no entanto, reconhece que a mudança para a Aston Martin veio com riscos, dada a posição da equipe na última temporada. A Aston Martin não só não conseguiu chegar ao pódio, como também marcou 118 pontos a menos que a Alpine.
“Foi arriscado, mas valeu a pena”, disse Briatore. “Eles ofereceram um contrato de dois anos (renovável por mais um), enquanto outros, com a desculpa da idade, apenas um ano.”
Ele disse que também ficou impressionado com a visão do dono da equipe, Lawrence Stroll, e seu desejo de seguir em frente.
“Conheço Lawrence há 30 anos, ele é um verdadeiro fã de F1, é um empresário de sucesso. Ele começou como patrocinador e depois comprou a Racing Point.”
“Ele levou muita gente da Red Bull e de outras equipes. Eles eram o número dois ou três nas equipes e ele deu a eles mais responsabilidades. Ele investiu no túnel de vento e na nova fábrica. Se você quer crescer, você tem que fazer isso”, acrescentou Briatore.
A grande questão agora é se Alonso pode vencer uma corrida nesta temporada, dada a forma dominante da Red Bull. Briatore admite que ainda é necessário tempo, mas não descartou essa possibilidade.
“O carro da Aston Martin ainda é novo”, disse ele. “Vamos ver o quanto ele pode evoluir, mas se Fernando tiver uma chance de vencer, não vai deixar escapar”, encerrou Briatore.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.