A Alpine recentemente anunciou Pierre Gasly como companheiro de equipe de Esteban Ocon para 2023. No entanto, o lugar de piloto reserva ainda continua em aberto, e Jack Doohan, piloto da F2, é um dos candidatos mais fortes para ocupar a vaga. Ainda que a equipe francesa não tenha tomado uma decisão, o chefe, Otmar Szafnauer, ficou impressionado com o australiano.
Doohan entrou para a academia de pilotos Alpine no início deste ano, e esperava ocupar o lugar de Oscar Piastri quando ele se tornasse titular do assento de Fernando Alonso. Porém, Piastri deixou a Alpine e irá correr pela McLaren, ao lado de Lando Norris no próximo ano.
Assim, os treinos livres no México e Abu Dhabi, que seriam de Oscar, passaram a ser de Doohan. No Autódromo Hermano Rodríguez, ele foi um dos cinco jovens pilotos que participaram do TL1, e com 13 voltas ele foi o quarto mais rápido entre os cinco. Szafnauer ficou muito feliz com a performance de seu jovem piloto. Em entrevista ao Motorsport.com, ele disse: “Ele é um jovem decente e muito rápido.
“Ele fez 13 voltas em nosso carro e nessas 13 voltas ele rapidamente ganhou velocidade.
“Mas dissemos a ele de antemão ‘fique dentro de seu limite, não pilote a toda velocidade.’
“Ele fez exatamente o que pedimos que fizesse depois de se preparar de maneira exemplar. Ele queria saber tudo. Ele é um bom garoto.”
Ainda assim, decisão de torná-lo reserva da equipe não foi tomado. Sobre isso, o chefe da Alpine acrescentou: “Esta decisão ainda não foi tomada.
“Acho que como minha mãe sempre dizia, ‘primeiro o casamento, depois o batismo’.
“Como eu disse, um jovem impressionante. Ele é rápido.
“Em 2023, seu foco será conquistar o título da F2. Se ele conseguir fazer isso em seu segundo ano, é nisso que estamos focando. Então vamos procurar mais.
“Temos sorte de tê-lo em nosso programa de jovens pilotos.”
Com Piastri, a Alpine acabou deixando escapar a oportunidade, pois demoraram muito a fechar um contrato com o australiano, até que ele decidiu explorar outras opções. O caso foi até o Conselho de Reconhecimento de Contratos, decidindo que a Alpine não tinha um vínculo com o piloto, e liberando-o para selar um acordo com a McLaren.
Isso foi um revés para a Alpine, espera-se que eles não cometam o mesmo erro novamente. Assim, a equipe francesa deve garantir um contrato com Doohan.
O jovem australiano tem apenas 19 anos, mas já mostrou ser um grande talento. Foi vice-campeão na F3 em 2021, tendo vencido quatro corridas com a equipe Trident. Este ano, ele compete pela Virtuose Racing na F2, com três vitórias e três pole positions na temporada. Atualmente, ele ocupa a quarta posição no campeonato, atrás de Logan Sargeant, possível piloto da Williams para 2023.