Jack Doohan terá sua primeira oportunidade em um carro de Fórmula 1 na temporada 2024. O piloto júnior da Alpine vai participar do TL1 do Grande Prêmio do Canadá, substituindo Esteban Ocon.
Doohan é cotado para assumir uma vaga titular na categoria em 2025, possivelmente na própria Alpine, principalmente depois do anúnico da saída de Ocon após o final da atual temporada. Essa sessão de treinos em Montreal, marca a quarta vez que o australiano participa de um TL1 com a equipe francesa, depois de ter participado de três sessões em temporadas anteriores.
“Estou ansioso para pilotar em Montreal no TL1”, disse Doohan. “Será minha estreia no circuito Gilles Villeneuve, o que me deixa empolgado. Agradeço à equipe pela oportunidade de ter mais quilometragem em pista e também me familiarizar com o carro de 2024 nesta fase inicial da temporada. Isso vai contribuir com meu trabalho no simulador, principalmente para as etapas europeias. Meu foco será dar o meu melhor pela equipe e aproveitar ao máximo a sessão para ambos os pilotos, testando itens específicos e entendendo o novo asfalto da pista.”
A participação de Doohan cumpre uma das exigências do regulamento da F1, que determina que cada equipe deve escalar um piloto novato em ao menos duas sessões de treinos livres durante o ano.
“No Canadá, decidimos utilizar a primeira sessão obrigatória de TL1 com piloto jovem, colocando Jack Doohan no carro no lugar de Esteban, dando a ele a chance de pilotar o A524”, disse o chefe de equipe, Bruno Famin. “Com o ótimo trabalho de Jack no simulador nas últimas corridas, podemos contar com seu feedback valioso em Montreal”, completou Famin.