F1: “É preciso priorizar Norris para título de 2024”, afirmou Button sobre McLaren

Jenson Button, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2009, afirmou que a McLaren precisa tomar decisões firmes e favorecer Lando Norris nas corridas restantes de 2024, se quiser que o britânico tenha chances de conquistar o título de pilotos. Segundo Button, a equipe deve ser mais rígida nas ordens de equipe, estratégia que ele comparou ao domínio de Michael Schumacher na Ferrari durante os anos 2000.

Atualmente, Norris enfrenta um déficit de 52 pontos para o líder do campeonato, Max Verstappen, faltando seis GPs e três corridas Sprint para o final da temporada. Button destacou que, apesar do desempenho sólido de Norris, a McLaren poderia ter tomado decisões que o colocariam em uma posição mais competitiva. Um exemplo citado foi a ordem da equipe em Hungaroring, que fez Norris devolver uma posição ao seu companheiro de equipe Oscar Piastri, o que custou sete pontos valiosos ao britânico.

Button reconheceu que ordens de equipe são impopulares entre os pilotos, mas na atual conjuntura, considera essencial que a McLaren favoreça Norris se realmente deseja disputar o título contra a Red Bull e Verstappen. “Em algum momento, se você quer vencer um campeonato, precisa favorecer um piloto. Especialmente nesse estágio do campeonato, onde cada ponto é decisivo para Lando”, disse Button em entrevista ao podcast da Sky Sports F1.

Ele ainda mencionou uma situação recente que prejudicou Norris. O agora ex-piloto da RB, Daniel Ricciardo, conquistou a volta mais rápida no GP do Catar, tirando um ponto importante do piloto da McLaren. Button sugeriu que a equipe adote estratégias similares com Piastri para garantir que Verstappen não se beneficie de situações semelhantes. “Se Max estiver com a volta mais rápida, é preciso usar Oscar para tirá-la dele. É uma situação delicada, mas isso precisa acontecer”, afirmou o ex-piloto.

Por fim, Button comparou o cenário atual da McLaren com a época em que a Ferrari dominava a Fórmula 1 com Schumacher, graças à decisão de priorizar o alemão sobre seus companheiros de equipe. “Foi assim que a Ferrari venceu tantos campeonatos com Schumacher. Às vezes, é preciso tomar decisões difíceis e favorecer apenas um piloto. Oscar fez um trabalho incrível este ano, mas Lando tem bem mais pontos. Se a equipe quiser vencer, é isso que precisa ser feito”, encerrou Button.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.