F1: Equipe formada igualmente por homens e mulheres preenche inscrição da FIA

Neste ano, a FIA abriu as inscrições para novas equipes ingressaram na Fórmula 1 a partir de 2025. Já é de conhecimento público a inscrição da Andretti-Cadillac, equipe do campeão Mario Andretti. Agora, Craig Pollock, empresário britânico, confirmou à CNN que está com planos de entrar na categoria em 2026. 

Pollock não é um nome desconhecido na Fórmula 1, o britânico foi empresário de Jacques Villeneuve e também foi o fundador da equipe BAR, presente na categoria nos campeonatos de 1999 a 2005. 

O empresário sinalizou que sua equipe deve se chamar ‘Formula Equal’, em tradução para o português “Fórmula Igual”. A intenção é de que o time seja composto de forma igualitária por homens e mulheres. 

“Nossa ambição é oferecer e construir oportunidades e caminhos para que as mulheres cheguem ao mais alto nível dentro do automobilismo”, explica Pollock. “O conceito e a ideia era tentar construir uma equipe de Fórmula 1 50% masculina, 50% feminina, o que é extremamente difícil de fazer se você já tem uma equipe de Fórmula 1”, continuou. 

“É muito mais fácil com uma folha de papel em branco. Sabemos que teremos que passar por nossos sistemas de academias, sabemos que teremos que construí-los porque não há mulheres suficientes no momento que sejam treinadas até o nível da Fórmula 1 e elas tem que conquistar um lugar lá ao mesmo tempo”, acrescentou. 

Sobre potenciais parcerias nesta jornada, Pollock diz não estar apto para “falar sobre isso e ser totalmente aberto no momento.” Mais detalhes devem ser revelados em breve. “Isso será apresentado em um futuro muito próximo. E só espero que funcione, porque exige muito dinheiro”, concluiu. 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.