Franco Colapinto precisa mostrar serviço para as equipes da Fórmula 1, se quiser garantir seu futuro na categoria. No momento, não há nenhuma vaga disponível para a próxima temporada, porém, muitos boatos ligam o piloto argentino à Red Bull Racing.
Colapinto impressionou desde sua estreia no GP da Itália com a Williams, quando substituiu Logan Sargeant, marcando cinco pontos até o momento. No entanto, um erro primário resultou em grandes danos em seu carro na sessão de classificação em Las Vegas, colocando sua situação em xeque.
“A batida em Las Vegas foi culpa dele, e foi um erro bobo”, disse o empresário de Colapinto, Jamie Campbell-Walter, ao Motorsport Magazine.com. “É a pressão de não saber o que te espera, o que às vezes é pior do que saber. Nunca se sabe como esses pilotos reagem nessas situações de pressão. Precisamos nos recuperar, seguir em frente e fazer o trabalho. Ele tem mais duas provas para provar seu valor.”
Com a Williams já tendo garantido os serviços de Alex Albon e Carlos Sainz para 2025 e além, Colapinto precisa convencer equipes como Red Bull e Alpine a apostar nele para a próxima temporada.
Os dois times demonstraram interesse no jovem piloto, mas o futuro dele na Red Bull depende da permanência, ou não, de Sergio Perez ou Liam Lawson. Já na Alpine, a vaga dependeria de um corte de Jack Doohan, que já foi confirmado pela equipe francesa para 2025.
Campbell-Walter se mostrou otimista com o futuro de Colapinto, mas admitiu que o acidente de Las Vegas complicou as coisas. “Há interesse. Eu diria que antes da batida em Las vegas, tudo parecia positivo. Há uma boa chance de vê-lo no grid no ano que vem, mas acho que algumas equipes querem ver seu desempenho nas próximas corridas, o que é justo”, acrescentou.
O empresário defendeu que Colapinto vale a aposta, destacando o bom desempenho contra o companheiro de equipe Albon e citando a ascensão meteórica de Max Verstappen. “Max era uma estrela em ascensão quando era jovem na Toro Rosso (atual RB), e cometeu muitos erros. Franco cometeu dois. E acho que as pessoas podem ver o que ele fez contra um companheiro experiente. Sargeant nunca esteve sete décimos à frente de Albon. Franco esteve em Las Vegas, e não é a primeira vez que ele faz isso.”
“Então, acho que as pessoas podem ver além da falta de experiência, afinal, ele é um novato. Ele terá um passe livre para algum acidente ocasional em suas primeiras corridas? Provavelmente sim. Espero que as equipes vejam além disso e percebam o valor que ele tem como piloto e como pessoa, porque ele é um grande garoto”, completou Campbell-Walter.