F1: Engenheiro-chefe da AlphaTauri quer menos peças da Red Bull para o carro de 2023

Para a temporada de 2023, a AlphaTauri tem expectativas que o carro seja muito diferente do da Red Bull. Isso porque, se eles pretendem comprar menos peças e, assim, ter mais liberdade no design.

As diversas peças de um carro de F1 são dividias em partes listadas. Algumas são de responsabilidade intransferível da equipe, e outras podem ser fornecidas por outras equipes. A AlphaTauri se baseia principalmente em peças vindas da Red Bull, como a suspensão, caixa de câmbio e a hidráulica.

Ainda que isso traga um custo benéfico para a equipe, acaba os limitando quando se trata de seu design. Em vez de ter uma suspensão traseira desenhada especificamente para o AT, a equipe precisa projetar o chassi a partir da suspensão que recebe.

O engenheiro chefe da AlphaTauri, Jonathan Eddolls, espera ter mais liberdade na criação do carro do próximo ano. Em entrevista à Auto, Motor und Sport, ele disse: “Por exemplo, gostamos de definir nossa aerodinâmica com base em certas partes abaixo dela.

“Mas se pegarmos os componentes dela [Red Bull], não obtemos informações sobre o projeto final até muito tarde.

“Isso pode influenciar nossa aerodinâmica porque trabalhamos com as formas calculadas de outras pessoas.

“Depois de um ano, ganhamos muita experiência com os novos carros. Sabemos em qual janela ele funciona. Isso singifca que não precisamos ser mais tão flexíveis com certos componentes, o que nos economiza peso.

“Há algumas coisas que estamos fazendo de maneira diferente agora porque sabemos como esses carros, esses pneus, esses regulamentos funcionam.”

Entretanto, ele reconhece os benefícios de receber peças da Red Bull.

“A Red Bull tem possibilidades muito diferentes nos processos de trabalho.

“A rapidez com que eles desenvolvem e produzem uma peça é simplesmente fenomenal. Eles conseguem manter tudo em aberto até o último minuto, o que é realmente fantástico.”

Em comparação com os últimos anos, 2022 foi um dos mais decepcionantes para a AlphaTauri, com a equipe terminando no último lugar no campeonato de construtores. No início do ano, a equipe citou que os problemas de confiabilidade eram os maiores que estavam enfrentando, e prejudicava seu progresso. Franz Tost, chefe da equipe, disse anteriormente que eles estavam “dois passos atrás” e não conseguiam alcançar os rivais.

Resta saber se ter mais peças autorais ajudará a equipe a ter um desempenho melhor em 2023. Além das mudanças de design, no próximo ano a equipe não terá mais Pierre Gasly como piloto e Nyck De Vries irá substituir o francês e pilotar ao lado de Yuki Tsunoda.