F1: Engenheiro da Ferrari afirma que problema de “porpoising” foi resolvido

A Ferrari conseguiu resolver o problema de ‘porpoising’ que afetava o desempenho de seu carro na temporada 2024 da Fórmula 1, segundo Jock Clear, engenheiro sênior de performance da equipe. Após uma série de dificuldades causadas por uma atualização introduzida no GP da Espanha, a equipe investigou o problema e identificou uma ‘anomalia’ na correlação dos dados do túnel de vento com o comportamento do carro na pista.

Clear explicou que o problema foi detectado após o pacote de atualizações causar um aumento no ‘porpoising’ nas curvas de alta velocidade. A solução envolveu reverter algumas configurações e compreender melhor as discrepâncias entre o que o túnel de vento sugeria e o que era observado nas corridas. “Quando você vê uma anomalia, precisa entendê-la e voltar aos trilhos”, afirmou o engenheiro.

Com o problema resolvido, a Ferrari colheu bons resultados após as férias da categoria, incluindo um pódio inesperado de Charles Leclerc em Zandvoort e a vitória em Monza. Embora a sessão de classificação em Singapura tenha frustrado as expectativas de outro pódio, Leclerc ainda conseguiu subir de nono para quarto lugar, mostrando o potencial do carro atualizado.

Apesar dos avanços, Clear destacou que a equipe precisa estar preparada para futuros desafios. “Sempre haverá outra anomalia, faz parte do processo de desenvolvimento. O importante é manter os olhos abertos e continuar testando novas soluções”, acrescentou.

Para o GP dos EUA a Ferrari também irá introduzir novas atualizações, com expectativas de melhorar ainda mais o desempenho nas etapas finais da temporada. O engenheiro também mencionou as dificuldades enfrentadas pelas equipes na atual era de efeito solo, onde as condições das pistas, como as zebras e irregularidades no asfalto, afetam o comportamento dos carros de maneira que os túneis de vento não conseguem replicar com precisão.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.