F1: Engenheiro da McLaren fala sobre grande evolução de Piastri

A temporada 2024 da Fórmula 1 tem sido marcada por uma evolução impressionante de Oscar Piastri. No início do ano, o australiano enfrentava dificuldades até mesmo para entrar no top 5, enquanto ainda se adaptava à categoria em sua segunda temporada. Agora, o piloto australiano já conquistou duas vitórias e está apenas 32 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Lando Norris, no campeonato de pilotos. Mas como Piastri conseguiu essa rápida evolução? Seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, responde.

Piastri teve uma temporada de estreia excelente em 2023, marcando dois pódios e uma vitória na corrida Sprint no GP do Catar. No entanto, o australiano teve um início lento em 2024, com seu primeiro pódio chegando apenas na oitava corrida da temporada, no GP de Mônaco, enquanto resultados como P8 no Japão e na China foram decepcionantes.

Entretanto, cinco pódios, incluindo duas vitórias nos GPs da Hungria e do Azerbaijão, desde seu pódio no Principado, demonstram a evolução significativa do piloto de 23 anos, o que também levou a McLaren a assumir a liderança do campeonato de construtores, antes do GP de Singapura neste próximo final de semana.

Mas qual é a razão para essa sequência de excelentes resultados? Stallard explicou ao podcast F1 Nation: “Temos trabalhado muito com Oscar este ano no gerenciamento dos pneus e fizemos avanços enormes nesse aspecto. No ano passado, houve várias corridas em que os pneus realmente acabaram e isso não ajudou a representar seu potencial, porque não conseguíamos gerenciar os pneus de forma eficaz.”

“Este ano, tivemos um ou dois desses momentos no início do ano, talvez na China e no Japão. Mas desde então, ele está em um bom lugar com o gerenciamento dos pneus. Não é mais um ponto fraco. Há muito para aprender, mas ele está melhorando o tempo todo com seu entendimento dos pneus”, continuou o engenheiro.

Stallard, ex-olimpísta britânico, trabalhou com muitos pilotos ao longo de sua carreira como engenheiro de corrida, incluindo o ex-piloto e campeão na F1 em 2009, Jenson Button, além de Carlos Sainz e Daniel Ricciardo. Mas Piastri demonstra qualidades de campeão, mesmo sendo muito jovem? “Sim, absolutamente”, respondeu Stallard. “Sua taxa de evolução não diminuiu em 39 corridas. Ele continua aprendendo, continua evoluindo, continua querendo informações, passando por coisas, discutimos assuntos e ele vai lá e executa.”

“Se você está melhorando nesse ritmo, qual é o limite? O céu é o limite. E na verdade, o limite vem quando essa evolução se estabiliza, e no momento, não vemos nenhum sinal disso acontecer”, concluiu Stallard.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.