F1: Engenheiro de estratégia da Mercedes comenta nova regra de pneus na qualificação

A Mercedes está se preparando para enfrentar um novo desafio no GP da Hungria de Fórmula 1, assim como todas as demais equipes, com o teste do novo regulamento dos pneus na qualificação. A partir deste fim de semana, as equipes terão à disposição 11 jogos de pneus para todo o fim de semana de corrida.

Na qualificação, as equipes serão obrigadas a usar pneus duros no Q1, médios no Q2 e pneus macios no Q3. Essa mudança visa reduzir a quantidade de pneus levados pela fornecedora Pirelli para cada evento e aumentar a sustentabilidade.

Joseph McMillan, engenheiro sênior de estratégia de corrida da Mercedes, destacou que essa nova regulamentação adicionará um desafio adicional para as equipes. “No que diz respeito à qualificação, geralmente estamos focados em como extrair o máximo do pneu macio em uma única volta. Isso inclui avaliar qual é a preparação ideal do pneu, como deve ser a volta de saída, entre outras coisas. Agora, devemos pensar nisso para três compostos diferentes”, disse McMillan.

Apesar disso, McMillan acredita que a escolha da Pirelli de trazer os compostos mais macios para a Hungria pode facilitar um pouco as coisas. No ano passado, os pneus C2, C3 e C4 foram utilizados no circuito húngaro, mas desta vez serão usados os C3, C4 e C5. Embora o composto seja o mais duro disponível, ele corresponde ao médio utilizado no ano anterior.

McMillan também espera que as novas regras de pneus proporcionem mais opções estratégicas durante a corrida. Com um número maior de jogos dos compostos médio e duro, a equipe terá uma alocação de pneus mais favorável em relação a outras corridas. Isso permitirá uma maior flexibilidade na escolha de estratégias, sem as limitações habituais.

As novas regras dos pneus serão testadas novamente no GP da Itália em setembro. A expectativa é que essas mudanças proporcionem desafios emocionantes e estratégias interessantes para os pilotos e equipes no restante da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.