Lewis Hamilton foi acompanhado pelo seu engenheiro de corrida de longa data, Peter Bonnington, no encerramento de um jejum de um quase 1.000 dias sem vitórias no Grande Prêmio da Inglaterra de F1. Pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Arábia Saudita em 2021, há 945 dias, Hamilton venceu um grande prêmio, triunfando em uma corrida em Silverstone que variou entre pista seca e molhada. Foi sua nona vitória recorde na pista pela Mercedes, marcando um retorno triunfante.
Hamilton teve um emocionado pódio e foi acompanhado pelo engenheiro Bonnington, celebrando juntos sua 83ª vitória em grandes prêmios. Bonnington descreveu à Sky Sports F1 o longo processo pelo qual ele e Hamilton passaram para chegar a essa vitória.
“Tem sido um longo, longo tempo, e ele e eu temos trabalhado duro tentando voltar lá,” disse Bonnington. “Foram pequenos passos, mas foram muitos. O feedback que ele estava me dando sobre onde estávamos no equilíbrio inicial do carro não era ótimo. Sabíamos onde precisávamos corrigir o carro, e acho que colocamos o carro em uma posição muito boa para aquele último trecho para permitir que ele pressionasse. Sabíamos que o pneu dianteiro seria fraco, então você só precisa ter certeza de que tem frente suficiente no carro para protegê-lo.”
No último trecho após a troca de volta dos intermediários, houve uma perseguição acirrada entre Hamilton, com pneus macios, e Lando Norris, com pneus duros, além de Max Verstappen. Mesmo com os macios se desgastando, Hamilton se manteve firme para derrotar Verstappen pela vitória. Bonnington descreveu o momento em que foi mandado ‘calar a boca’ por Hamilton durante a corrida.
“Ele faz um ótimo trabalho quando chega a hora da verdade. Ele é quem vai gerenciar os pneus e te levar até o fim. Eu não diria que não havia dúvida alguma, mas eu sabia que uma vez que ele estivesse com a determinação acesa, assim que me mandassem calar a boca, então eu sei que o jogo está valendo,” finalizou Bonnington.