O GP de São Paulo de Fórmula 1 em 2024, começou como um final de semana desafiador para Max Verstappen e a Red Bull Racing, com o holandês largando em décimo sétimo, mas conseguindo uma vitória notável. O desempenho foi tão impressionante que recebeu o prêmio de ‘Momento do Ano’, um reconhecimento que o engenheiro de corrida de Verstappen, Gianpiero Lambiase, recebeu com orgulho.
Lambiase relembrou aquele fim de semana em Interlagos em uma conversa com o Motorsport.com. Ele afirmou que a Red Bull estava mais focada em controlar os danos do que em marcar pontos, considerando que Verstappen largou em 17º lugar, enquanto seu rival no campeonato de pilotos, Lando Norris, largou na pole position. “Obviamente, sempre há oportunidade com chuva, e com Max no carro, tudo é possível”, afirmou Lambiase.
O engenheiro da Red Bull descreveu o progresso rápido de Verstappen nas primeiras voltas da corrida, enquanto a distância para os líderes não aumentava significativamente. Naquele momento, Lambiase percebeu que Verstappen tinha velocidade para um ótimo resultado. A partir daí, tratava-se de tomar as decisões certas nos momentos certos, enquanto Verstappen fazia sua parte na pista.
Lambiase também desempenhou um papel importante naquela vitória de Verstappen em Interlagos. Ao ouvir o feedback do piloto, a equipe evitou decisões erradas e pit stops mal programados. “Espero que não tenha parecido frenético”, continuou Lambiase, antes de explicar que os pneus intermediários permaneceram em boas condições por um longo tempo. “Na verdade, se tratava de garantir que pudéssemos continuar correndo e não saíssemos da pista”, acrescentou.
Para a Red Bull, a decisão de não trocar para um novo jogo de pneus intermediários foi óbvia. Lambiase admitiu que ficou surpreso quando os líderes, Norris e George Russell, foram chamados por suas equipes para um novo jogo de pneus. “Uma vez que ele estava atrás de Esteban (Ocon) na relargada, acho que sabia que a vitória na corrida estava nos planos, e esse realmente foi um momento crucial na batalha pelo campeonato”, completou Lambiase.