F1
|
16 de outubro de 2024 12:10

F1: Engenheiro discorda de Horner sobre Ricciardo ter adquirido “maus hábitos” na McLaren

Tom Stallard, engenheiro de corrida da McLaren, discordou da avaliação de Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, sobre os ‘maus hábitos’ que Daniel Ricciardo teria adquirido após sua passagem pela equipe de Woking. Horner havia sugerido que o piloto australiano, ao retornar à Red Bull como reserva e depois titular na AlphaTauri (atual RB) em 2023, apresentava hábitos de pilotagem que não eram reconhecidos pela equipe em comparação à sua primeira passagem pelo time entre 2014 e 2018.

Stallard, que trabalhou diretamente com Ricciardo durante seu tempo na McLaren, negou essa ideia em uma entrevista ao podcast ‘Beyond the Grid’. Segundo o engenheiro, o estilo de pilotagem de Ricciardo não apresentava falhas, mas sim uma adaptação às necessidades específicas do carro da McLaren, especialmente nas fases de entrada de curva. “Nosso carro exigia ações muito precisas e rápidas, e isso era algo com o qual ele teve dificuldade em se adaptar, mas em outros tipos de curvas, o estilo de Daniel funcionava muito bem”, afirmou Stallard.

Além disso, o engenheiro destacou que, em alguns aspectos, Ricciardo chegou a ensinar seu então companheiro de equipe, Lando Norris. “Lando aprendeu algumas coisas com Daniel em determinadas situações de pista”, afirmou. Ele também minimizou a ideia de que Ricciardo saiu da McLaren com maus hábitos, afirmando que as diferenças de desempenho estavam mais relacionadas às particularidades dos carros do que a falhas no estilo do piloto.

Ricciardo, que venceu uma corrida pela McLaren em Monza, no GP da Itália de Fórmula 1 em 2021, teve uma passagem curta pela equipe após um término antecipado de seu contrato, com Oscar Piastri assumindo sua vaga em 2023. Stallard destacou os altos e baixos da trajetória de Ricciardo na equipe, elogiando o caráter positivo do australiano, mesmo diante dos desafios.

“Trabalhar com Daniel foi ótimo, ele sempre manteve uma atitude positiva e foi muito querido por todos na equipe. Tivemos momentos incríveis juntos, como a vitória em Monza, mas também enfrentamos dificuldades em outros finais de semana. Apesar disso, ele sempre se manteve apoiando a equipe, o que tornou a saída dele ainda mais difícil para nós”, completou Stallard.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.