F1: Equipes elogiam Jeddah, mas já miram nova pista em Qiddiya para 2027

A Fórmula 1 pode estar se despedindo do circuito de rua de Jeddah, mas o futuro na Arábia Saudita promete ainda mais velocidade e inovação. Durante a coletiva de imprensa dos chefes de equipe no GP da Arábia Saudita 2025, representantes de Ferrari, Aston Martin e Racing Bulls comentaram sobre o desenvolvimento do novo circuito de Qiddiya, que deverá estrear no calendário da categoria a partir de 2027, substituindo a atual pista de Jeddah.

O CEO da Saudi Motorsport Company, Príncipe Khalid Bin Sultan Al Abdullah Al-Faisal, confirmou recentemente que os pilotos da Fórmula 1 estão sendo consultados para ajudar na criação do novo traçado, com a promessa de que será “o melhor circuito do mundo”.

Andy Cowell, diretor da Aston Martin, destacou o quanto a pista atual é especial, mas acredita no potencial do novo projeto. “Correr aqui é incrível. Corrida noturna, muito veloz, desafiadora para os pilotos, com curvas de alta velocidade e barreiras muito próximas. É um evento empolgante. Mas tenho certeza de que o novo circuito será ainda mais emocionante”, afirmou. “Estamos felizes por estar aqui e por todo o trabalho que a Aramco tem feito na Fórmula 1, especialmente no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para 2026.”

Peter Bayer, chefe da Racing Bulls, também elogiou a estrutura atual e a visão da nova pista. “Conheço o Príncipe Khalid desde meu tempo na FIA. Ele é um verdadeiro apaixonado por automobilismo, até entra nos carros de vez em quando. O que foi construído aqui em tão pouco tempo é fantástico, e tudo o que vimos até agora de Qiddiya parece espetacular. O apoio que recebemos aqui é enorme.”

Já Frédéric Vasseur, da Ferrari, foi mais direto: “Gosto da corrida em Jeddah. Sempre tivemos corridas emocionantes por aqui. Mas incluir os pilotos desde o começo do processo de desenvolvimento da nova pista é a abordagem certa. Vamos ver como será no futuro, mas eu gosto de vir para Jeddah”, disse.

O novo circuito de Qiddiya, localizado próximo à capital Riade, está sendo projetado como parte de um gigantesco complexo de entretenimento e pretende se tornar um dos traçados mais modernos e ousados do calendário da F1. A Arábia Saudita, que já organiza o GP desde 2021, busca consolidar seu espaço como potência no automobilismo, mirando não apenas a continuidade na categoria, mas a conquista de vitórias com uma equipe própria nos próximos anos.

🎥 Vídeos mais recente