F1: Equipes menores devem manter carros de 2024 em 2025, diz chefe da Haas

A temporada 2025 da Fórmula 1 deve ter muitas equipes correndo com carros parecidos com os de 2024. Andrea De Zordo, chefe técnico da Haas, contou ao site italiano Formula Passion que a equipe vai continuar usando o mesmo chassi e grande parte da carroceria do carro do ano passado.

De Zordo acha que outras equipes menores vão fazer o mesmo e disse: “Ficaríamos surpresos se não seguissem o mesmo caminho”. A razão para isso é economizar dinheiro e esforços, já que em 2026 haverá grandes mudanças nas regras técnicas.

Enquanto Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull estão planejando carros bem diferentes para 2025, equipes como a Haas precisam ser mais cuidadosas com os gastos para se prepararem para 2026.

“As mudanças de 2026 são enormes, e precisamos economizar não apenas dinheiro, mas também nossos recursos internos”, explicou De Zordo. As novas regras vão mudar bastante os chassis e as unidades de potência, o que vai exigir planejamento cuidadoso.

Algumas pessoas acham que essas novas regras podem atrapalhar o equilíbrio da competição, já que o campeonato de 2024 foi muito disputado. Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, reconheceu em entrevista à revista Autosprint que pode haver dificuldades no início da nova fase.

“Sempre é assim com novas regras”, disse Domenicali. “Mas lembro que, quando mudamos as regras em 2022, muita gente achava que os carros seriam seis segundos mais lentos, e no fim vimos o grid ficando mais equilibrado.”

Domenicali acredita que, mesmo com desafios, a Fórmula 1 pode crescer. “No começo, as diferenças entre os carros podem ser grandes, mas com o tempo isso vai se ajustar”, explicou.

Ele também comentou que os times precisam pensar de forma ampla. “Claro que haverá dificuldades, mas também surgem novas ideias e oportunidades para os engenheiros trabalharem em soluções inovadoras”, acrescentou.

Assim, 2025 será um ano de transição, com algumas equipes apostando em carros conhecidos e outras se arriscando em projetos mais ousados para se prepararem para as novas regras que entrarão em vigor em 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.