A temporada 2025 da Fórmula 1 deve ter muitas equipes correndo com carros parecidos com os de 2024. Andrea De Zordo, chefe técnico da Haas, contou ao site italiano Formula Passion que a equipe vai continuar usando o mesmo chassi e grande parte da carroceria do carro do ano passado.
De Zordo acha que outras equipes menores vão fazer o mesmo e disse: “Ficaríamos surpresos se não seguissem o mesmo caminho”. A razão para isso é economizar dinheiro e esforços, já que em 2026 haverá grandes mudanças nas regras técnicas.
Enquanto Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull estão planejando carros bem diferentes para 2025, equipes como a Haas precisam ser mais cuidadosas com os gastos para se prepararem para 2026.
“As mudanças de 2026 são enormes, e precisamos economizar não apenas dinheiro, mas também nossos recursos internos”, explicou De Zordo. As novas regras vão mudar bastante os chassis e as unidades de potência, o que vai exigir planejamento cuidadoso.
Algumas pessoas acham que essas novas regras podem atrapalhar o equilíbrio da competição, já que o campeonato de 2024 foi muito disputado. Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, reconheceu em entrevista à revista Autosprint que pode haver dificuldades no início da nova fase.
“Sempre é assim com novas regras”, disse Domenicali. “Mas lembro que, quando mudamos as regras em 2022, muita gente achava que os carros seriam seis segundos mais lentos, e no fim vimos o grid ficando mais equilibrado.”
Domenicali acredita que, mesmo com desafios, a Fórmula 1 pode crescer. “No começo, as diferenças entre os carros podem ser grandes, mas com o tempo isso vai se ajustar”, explicou.
Ele também comentou que os times precisam pensar de forma ampla. “Claro que haverá dificuldades, mas também surgem novas ideias e oportunidades para os engenheiros trabalharem em soluções inovadoras”, acrescentou.
Assim, 2025 será um ano de transição, com algumas equipes apostando em carros conhecidos e outras se arriscando em projetos mais ousados para se prepararem para as novas regras que entrarão em vigor em 2026.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.