Todas as equipes da F1 estão trabalhando duro nos bastidores para reduzir o peso do novo carro de 2023. Red Bull e Ferrari estão entre as que se preocupam muito com isso, mas a questão é o quanto as duas equipes conseguem tirar de peso.
Com os novos regulamentos de 2022, muitos projetistas buscaram o equilíbrio certo. Claro que o objetivo é ficar o mais próximo possível do limite inferior mínimo de 796kg. Para 2023, a maioria das equipes espera começar com o carro mais leve do que na última temporada.
Segundo o Motorsport.com, a Ferrari está até objetivando um carro mais leve que o limite mínimo inferior. Isso daria a opção de adicionar lastro ao carro para garantir que ele fique mais equilibrado. Isso deve ajudar especialmente na área de gerenciamento de pneus, com a qual o F1-75 teve muitos problemas em 2022.
A Red Bull, que teve mais dificuldades que a Ferrari para ficar perto do limite inferior em 2022, também almeja um carro mais leve. Há rumores, por exemplo, de que já foi homologado um novo chassi para o RB19, três quilos mais leve que o antecessor. Isso já daria um grande passo à frente da Red Bull em relação ao RB18.
Como toda essa questão do peso vai refletir nas pistas, teremos que aguardar para poder observar.