Fernando Alonso encerrou a temporada 2024 da Fórmula 1 de forma frustrante. O experiente piloto espanhol, de 43 anos, terminou o campeonato de pilotos na nona posição, enquanto sua equipe, a Aston Martin, ficou em quinto lugar no campeonato de construtores, atrás de McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes.
Em entrevista após o GP de Abu Dhabi, Alonso avaliou o desempenho da equipe e reconheceu as dificuldades enfrentadas. “Não podemos nos avaliar muito alto. Lutamos com as ferramentas que tínhamos e acredito que maximizamos os resultados. Garantir o quinto lugar foi o mínimo que tínhamos que alcançar, com base nas expectativas e no que fizemos no ano passado. Estou satisfeito por termos alcançado o básico, mas de certa forma, esperávamos mais, especialmente no início da temporada”, afirmou o espanhol.
Alonso lembrou que o início do ano foi promissor, com atualizações no carro que alimentaram esperanças de disputar pódios. “Começamos fortes, e algumas melhorias no carro nos fizeram sonhar em terminar bem, talvez lutando por pódios. Mas não conseguimos isso. Essa é a realidade. Estávamos esperando um pouco mais. Agora, esperamos que no próximo ano possamos alcançar esses objetivos”, acrescentou.
Quando questionado sobre o ponto alto de sua temporada, Alonso destacou o GP de Monza como sua melhor corrida e a sessão de classificação na China, como sua melhor performance em treinos. Apesar das adversidades, o espanhol mantém otimismo com as mudanças futuras na Aston Martin, como a chegada de Adrian Newey em 2025, um reforço técnico que pode elevar o desempenho da equipe.
A próxima temporada será um novo capítulo para Alonso e a Aston Martin, que buscarão deixar para trás um ano de altos e baixos e mirar resultados mais consistentes em 2025.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.