Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que espera ter o ‘problema’ de gerenciar dois pilotos capazes de lutar pelo título na Fórmula 1 em 2025. A equipe, campeã de construtores em 2024, busca agora o título de pilotos.
“Primeiro de tudo, espero que você esteja certo. Nós queremos ter esse tipo de problema”, disse Stella à imprensa. “Trabalhamos muito para ter um carro e dois pilotos em condições de vencer corridas.”
A McLaren enfrentou críticas por sua hesitação em priorizar Lando Norris em algumas etapas da temporada 2024, o que custou posições importantes ao piloto britânico na briga pelo título de pilotos. No entanto, Stella acredita que a equipe lidou com a situação de forma adequada e pretende manter essa abordagem.
“Sabemos que esse tipo de situação na Fórmula 1 sempre vem com algumas complicações. Mas essas são complicações que já enfrentamos nesta temporada em certa medida. Acho que sempre abordamos isso de uma maneira coesa. Ambos os pilotos sempre estiveram plenamente conscientes de que precisamos encontrar soluções que, em primeiro lugar, coloquem os interesses da equipe e, em seguida, os interesses dos pilotos. Até agora, acho que esse tem sido um processo muito positivo”, disse ele.
Stella reconhece que o maior desafio da McLaren em 2025, será garantir um carro competitivo desde o início da temporada. “Mas antes de pensarmos nesse problema, precisamos pensar… Chamamos de um problema, potencialmente é mais uma oportunidade”, acrescentou.
“Nosso foco é garantir que, do ponto de vista técnico, forneçamos a Lando e Oscar (Piastri) um carro que esteja em condições de lutar pelo campeonato. Porque se tivéssemos feito isso no início desta temporada, sem ter algum desempenho abaixo do esperado nas primeiras corridas, estaríamos em condições de lutar pelo campeonato de pilotos por mais tempo”, finalizou Stella.