A F1 está próxima de ter uma nova casa nas TVs brasileiras já para a temporada 2025 – ou nem tão nova assim. Enfrentando problemas financeiros, o Grupo Bandeirantes está próximo de perder os direitos de transmissão no Brasil, enquanto a Globo está próxima de readquirir a categoria para transmissão em seus canais.
A principal categoria do automobilismo mundial ficou sob ‘posse’ da emissora da família Marinho até o encerramento de 2020. Então, em 2021, foi a Band quem se tornou a nova emissora oficial das TVs brasileiras, transmitindo todas as provas do calendário em seu canal de TV aberta, algo que em um primeiro momento, foi bastante atrativo para o certame.
Entretanto, o relacionamento que começou com o pé direito agora passa por um período conturbado. Segundo ficou sabendo o F1MANIA.NET, a F1 estaria descontente com a Band por alguns motivos: em parte por conta das críticas feitas à equipe de transmissão, outra por conta da audiência – as etapas têm ficado com o quarto posto, atrás normalmente de Record, SBT e Globo -, e em parte pelas questões financeiras.
Em 2023, a Band não recebeu pagamento de patrocinadores e, portanto, agora está correndo atrás para conseguir pagar as coisas de 2024. Enquanto isso, no mesmo período, a Globo chegou a fazer uma proposta para a F1, mas foi negada porque apenas parte dos GPs estariam na TV aberta – a maior parte do calendário seria transmitido pela SporTV.
Entretanto, a emissora carioca mais uma vez desponta como opção para a F1 no Brasil. A categoria tem se mostrado disposta a aceitar ter apenas parte da transmissão ao vivo na TV aberta, já que em outros países, é transmitida apenas na TV fechada – Espanha, por exemplo, tem apenas no app da DAZN.
Outros pontos também que estão esbarrando no lado da Globo são o conflito entre F1TV Pro e Globoplay, além da Heineken, que hoje é a principal patrocinadora da F1 e que bloquearia a emissora de vender patrocínio para outra cerveja, e talvez a marca holandesa não tenha verba suficiente para comprar cota na Globo.
E com toda essa história, o contrato da Band que iria até o final de 2025 seria encerrado com um ano de antecedência – portanto, ao final de 2024.