O fundo de investimento do estado do Bahrein, Mumtalakat, ampliou sua participação majoritária na McLaren, depois de comprar ações no valor de US$ 508 milhões.
A Mumtalakat anunciou que comprou participações preferenciais seniores no McLaren Group, que inclui o braço de supercarros e a McLaren Racing, como parte de uma reestruturação para atingir seus objetivos de longo prazo.
Embora nenhum dinheiro novo seja injetado na empresa, o estado do Bahrein comprou as ações do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (FIP), e da empresa de investimento global Ares Management, de acordo com a Sky News.
Tanto a Ares Management quanto o FIP da Arábia Saudita, aplicaram US$ 700 milhões em investimentos de capital na McLaren em julho de 2021.
A possível mudança do FIP da Arábia Saudita não ocorre muito depois da fusão do LIV Golf, apoiado pela Arábia Saudita, e da fusão do PGA e DP World Tour, juntamente com um forte investimento na Saudi Pro League, que atraiu muitas estrelas internacionais do futebol, incluindo Cristiano Ronaldo.
Há rumores de que a Arábia Saudita também seja um dos principais apoiadores da entrada da equipe ‘Fórmula Equal’ na Fórmula 1 em 2026. No entanto, quando abordado pelo RacingNews365.com, o presidente da Federação de Automobilismo da Arábia Saudita, Príncipe Khalid, não confirmou seu envolvimento. O líder do projeto, Craig Pollock, confirmou mais tarde que estava em discussões com uma ‘região da área do Golfo’, para a CNN.