Lando Norris quebrou a sequência de poles de Max Verstappen em Zandvoort, conquistando a pole position para o GP da Holanda de Fórmula 1 de 2024 com uma margem impressionante. Verstappen, no entanto, ainda começa ao lado de seu rival no campeonato, o que promete um início de corrida emocionante. Mas como os demais pilotos se saíram? Confira os fatos e estatísticas mais interessantes da qualificação.
Pela segunda temporada consecutiva, os mesmos dois pilotos largam na primeira fila em Zandvoort, mas agora em ordem inversa. Esta é a quarta vez neste ano que Norris e Verstappen compartilham a primeira fila. Norris conquistou sua quarta pole position na carreira e a primeira da McLaren em Zandvoort desde Alain Prost, em 1984. Este também será o 350º início de primeira fila da McLaren na F1.
Apesar de já ter largado da pole position cinco vezes antes (três poles em GPs e duas em Qualificações Sprint), Norris nunca manteve a liderança na primeira volta em nenhuma dessas oportunidades. A volta de Norris foi a mais rápida em Zandvoort desde 2021, último ano com o regulamento aerodinâmico anterior.
Verstappen, por sua vez, larga em segundo, tendo vencido suas últimas cinco corridas começando dessa posição no grid, incluindo a corrida na Espanha no início desta temporada. Esta é a primeira vez na carreira de Verstappen que ele não larga da pole position em sua corrida em casa.
Oscar Piastri garantiu o terceiro lugar, marcando sua segunda largada entre os três primeiros nas últimas sete corridas. A outra vez foi na Hungria, onde venceu a corrida. George Russell conquistou o quarto lugar e superou Lewis Hamilton pela 11ª vez em classificações nesta temporada, contra apenas quatro de Hamilton.
Sergio Perez conseguiu se classificar entre os cinco primeiros em corridas consecutivas, após não ter conseguido o mesmo nas sete corridas anteriores. Charles Leclerc conquistou a sexta posição pela segunda vez nas últimas cinco corridas. Já Fernando Alonso larga na quarta fila pela terceira corrida consecutiva.
Alex Albon largará no top 10 em Zandvoort pelo segundo ano consecutivo, garantindo a melhor qualificação da Williams no ano. Lando Stroll conseguiu seu melhor resultado de qualificação em Zandvoort, alcançando a nona posição. Pierre Gasly conseguiu sua terceira aparição no Q3 da temporada, superando seu companheiro de equipe pela primeira vez em cinco corridas.
Carlos Sainz não conseguiu chegar ao Q3 pela segunda vez neste ano, repetindo o resultado do Canadá. Lewis Hamilton ficou em 12º, sendo eliminado no Q2 em Zandvoort pelo segundo ano consecutivo. Ele só venceu uma vez na carreira largando fora do top 10, em Hockenheim, em 2018, quando saiu da 14ª posição no grid. Este é o terceiro evento em 2024 em que Hamilton não alcançou o Q3, junto com Austrália e China.
Yuki Tsunoda superou Daniel Ricciardo em classificações por 10 a 5 nesta temporada, enquanto o australiano sofreu sua quarta eliminação no Q1 do ano. Nico Hulkenberg superou seu companheiro de equipe pela sexta corrida consecutiva, liderando o confronto direto por 12 a 3. Esteban Ocon foi eliminado no Q1 em Zandvoort pelo segundo ano consecutivo. Valtteri Bottas e Zhou Guanyu também caíram no Q1, com os carros da Kick Sauber sendo os únicos mais de um segundo fora do ritmo.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.